Uma das opiniões mais corriqueiras entre aqueles que conhecem bem as motocicletas oferecidas em nosso mercado, seja um jornalista especializado, seja um usuário normal, é que a tão bela Honda NXR 160 Bros é um dos modelos mais “afinados” de suas categorias. Digo no plural porque podemos analisá-la por seu segmento, as motocicletas on/off, de uso misto, ou por sua faixa de cilindrada, em ambos os casos a “ Brosinha ” sempre arranca algum elogio de quem acabou de pilotá-la.
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Realmente a motocicleta tem um porte encorpado, sem ser grande, alta ou pesada. Extremamente suave no manejo, tem posição confortável de pilotagem e pode-se dizer que é uma motocicleta muito bem resolvida na questão beleza. A Honda NXR 160 Bros é a segunda motocicleta mais vendida no Brasil.
Bem, a ideia não é causar uma overdose de elogios, mas sim mostrar quais são os pontos em que a Bros se destaca. Eu já havia rodado uma semana com a Honda NXR Bros 2017, há uns três meses, no mais elegante padrão de cores dessa versão da motocicleta, branco e azul, e aguardava uma oportunidade para aqui discorrer sobre suas características, entre um lançamento importante e outro (estamos com muitos lançamento importantes ultimamente). Só que agora a Honda chega com uma grande novidade para a Bros 2018, além das novas cores, entre elas esta chamativa mistura de cores laranja e branca. Nas outras cores, preta com detalhes em azul ou em vermelho, a Bros parece mais sóbria.
Mas a novidade mesmo da nova Honda NXR 160 Bros 2018 é a adoção do sistema CBS nos freios, sistema esse que transfere parte da força de frenagem para a roda dianteira da motocicleta mesmo quando o piloto aciona apenas o freio traseiro. As letras CBS significam Combined Braking System, ou sistema de frenagem combinada. A Bros é a primeira motocicleta brasileira de uso misto a ter esse sistema.
Uma portaria do Contran, de 2014, exige que as motocicletas de até 300 cm3 tenham o sistema ABS de antibloqueio das rodas (Antiblocking Braking System), ou o CBS. Acima dessa cilindrada, é obrigatório o ABS. A exigência é progressiva, este ano apenas 30% da produção ou importação de cada marca deve ter esse sistema, mas no próximo ano essa porcentagem aumenta para 60% em 2019, todas as motocicletas comercializadas no Brasil deverão ter um desses sistemas.
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A adoção do sistema CBS na Bros representou um pequeno desafio para a engenharia da Honda, por dois fatores básicos, o grande curso das suspensões, por se tratar de um modelo de uso misto, e, pelo mesmo motivo, pelo fato de que a motocicleta poderá ter grande parte de sua utilização em estradas não asfaltadas, quando a aderência do piso é sempre menor do que a do asfalto.
O sistema CBS de freios está disponível apenas na Bros ESDD, que tem freios a disco nas duas rodas, acionados hidraulicamente (ESDD significa Electric Start Duplo Disco). A versão de entrada continua com dois freios a tambor acionados mecanicamente e não tem o sistema CBS. Poderia ter, já que a Honda está apresentando, simultaneamente, a CG 160 Start com dois freios a tambor acionados mecanicamente e com o sistema CBS.
Brosinha
Na Bros, o manete do freio dianteiro aciona dois pistões do freio dianteiro. O terceiro pistão hidráulico do freio dianteiro é acionado juntamente com o pistão do freio traseiro, acionado pelo pedal. Assim, ao acionar o pedal de freio a força de frenagem terá um acréscimo de 30% da capacidade de frenagem na roda dianteira.
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Uma outra novidade na Honda NXR 160 Bros é o painel de instrumentos com função blackout, com fundo escurecido. O preço da Bros ESDD é de R$ 11.990, nas cores laranja, vermelho e azul. A Bros com freios a tambor e sem CBS custa R$ 10.190 e está disponível nas cores preta com para-lama dianteiro branco ou inteiramente preta.