Tamanho do texto

A Yamaha Factor 125i ED, modelo de entrada da marca, é bem resolvida. Isso porque ganhou um pouco mais de força em relação à geração anterior

Yamaha Factor 125i, estilo esportivo com rodas e escapamento pretos, entre os itens mais chamam atenção
Guilherme Marazzi
Yamaha Factor 125i, estilo esportivo com rodas e escapamento pretos, entre os itens mais chamam atenção

Quase um ano depois que a motocicleta foi atualizada, eis aqui a Yamaha Factor 125i ED, modelo mais em conta da marca que, nessa ocasião, trocou o velho carburador pela injeção eletrônica de combustível. A Factor 125 era a última motocicleta carburada da Yamaha, uma vez que o scooter Neo ganhou novo motor com injeção alguns meses antes.

LEIA MAIS: Uma Harley-Davidson Fat Boy renovada

Além disso, o monocilindro de 11,1 cv de potência e 1,16 kgfm de torque passou a funcionar também com álcool, no sistema BlueFlex da marca, ganhando um pouco mais de força em relação à Yamaha Factor da versão anterior.

LEIA MAIS: Enfim, as novas Honda CBR 1000RR Fireblade

A sigla ED no seu nome indica que a motocicleta já vem com partida elétrica e freio dianteiro a disco, ou seja, mesmo sendo o modelo de entrada da marca, não dispensa um pouco de sofisticação, o que é reforçado pelas rodas de liga leve com pneus sem câmara, pelo painel de leds com iluminação branca com indicador de marchas (5 marchas) e pelo acionamento independente do lampejador do farol. O mostrador tem ainda velocímetro digital, conta-giros de barrinhas e marcador de nível de combustível (o tanque tem ótimos 15,7 litros de capacidade).

LEIA MAIS: Harley-Davidson promove concurso Battle of the Kings. Veja imagens das motos

Suavidade

Yamaha Factor 125i tem certo apelo esportivo para rodar com boa dose de economia e durabilidade
Divulgação
Yamaha Factor 125i tem certo apelo esportivo para rodar com boa dose de economia e durabilidade

Como toda 125, a Factor tem funcionamento bem “redondinho”, uma característica comum entre os motores chamados de “um oitavo de litro”. Outras características de destaque são a economia de combustível e a durabilidade.

LEIA MAIS: Mais adrenalina na segunda geração da extravagante KTM 390 Duke

A necessidade de uma maior potência, principalmente para vencer aclives ou para levar garupa, foi o que levou os fabricantes a romper essa cilindrada “mágica” para 150 ou 160 cm3, tornando esses motores um pouco mais ariscos. As 125, no entanto, continuam na ativa, mantendo sua longeva história.

LEIA MAIS: As novas Triumph Tiger vêm com 300 novidades

A estética é outro ponto positivo da Yamaha Factor 125i ED. Os muitos componentes pintados de preto fosco, como as rodas e o escapamento, conferem modernidade ao seu visual. Da mesma forma, a Factor é uma motocicleta confortável e com boa posição de pilotagem.

LEIA MAIS: One Ride, um passeio de 400 quilômetros com a Royal Enfield

A Yamaha YBR 125 Factor foi lançada no Brasil em 2008, como uma reestilização da primeira YBR 125, que foi lançada em 2000.  O preço da Yamaha Factor 125i 2018 é de R$ 8.090.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.