A Ducati SuperSport S tem manejo suave e ótima posição de pilotagem
Divulgação
A Ducati SuperSport S tem manejo suave e ótima posição de pilotagem

A marca italiana Ducati tem história. Nos anos 60, as monocilíndricas Mark 1 e Mark 3, de 250 cm3 e 350 cm3 com motor desmodrômico, venceram corridas até que as japonesas especiais de competição passaram a dominar o cenário esportivo. Foi quando as Ducati cresceram em tamanho, cilindrada e número de cilindros. Em 1973 surgiu a primeira Ducati SuperSport, com motor bicilíndrico de 750 cm3 em V a 90º, passando a 900 cm3 em 1975.

LEIA MAIS: Feliz aniversário, Harley-Davidson!

O nome Ducati SuperSport , então, passou a designar a touring esportiva da marca, sem, contudo, abrir mão da eterna característica das motocicletas italianas, que é a forma brutal de despejar potência no asfalto.

Com essa filosofia, porém com uma suavidade de funcionamento e de manejo até agora pouco explorada pela marca, está chegando a nova Ducati SuperSport S, cujo lançamento oficial no Brasil foi há exatos dois dias nas oito lojas oficiais situadas nas principais praças do país.

Ducati SuperSport S: Raízes na motovelocidade

A Ducati SuperSport S tem jeitão de esportiva mas é uma confortável touring
Divulgação
A Ducati SuperSport S tem jeitão de esportiva mas é uma confortável touring

Com o mesmo motor da Ducati Multistrada 950, a primeira a seguir esse atual conceito “potência na mão”, a SuperSport S é uma touring esportiva feita tanto para viagens rápidas com conforto como para utilização esportiva. Como o próprio fabricante declarou na apresentação para a imprensa, a Ducati SuperSport S jamais fará feio em um track day.

LEIA MAIS: A Honda CB 250F Twister ficou mais segura

Você viu?

Para corroborar essa dualidade da nova motocicleta, que com certeza não perdeu nada de sua esportividade, durante a pré-venda, os primeiros interessados que fecharam negócio ganharam um presente especial, que pôde ser escolhido entre o kit touring, composto por duas malas laterais rígidas, para-brisa alto e manoplas aquecidas, ou o kit sport, que inclui para-lama dianteiro de fibra de carbono, manetes de alumínio, setas de leds, tampas dos reservatórios de alumínio e protetor de tanque. Esses dois kits são bem adequados para aqueles que utilizarão a motocicleta mais esportivamente ou mais turisticamente.

A avaliação com a nova Ducati foi feita, propositalmente, em um longo percurso urbano e de estrada, esta bastante sinuosa, justamente para a percepção da dualidade da motocicleta. Como uma esportiva carenada, a SuperSport S se virou muito bem no meio do trânsito, uma vez que o guidão não é muito baixo e as pedaleiras não são muito recuadas. Mas estes têm a posição adequada para que a touring tenha ótima performance na estrada, principalmente em curvas.

LEIA MAIS: Nova KTM 390 Duke alia diversão à versatilidade

Além disso, na questão da aparência, a Ducati SuperSport S é muito bela, com linhas simples e clássicas porém atuais, principalmente na cor vermelha. Na cor branca, só no próximo ano. Mesmo sendo uma touring, ela se confunde, à primeira olhada, com a superesportiva Panigale .

O motor de 937 cm3 tem comandos de válvulas desmodrômicos, potência de 113 cv e torque de 9,8 kgfm. O câmbio de seis marchas tem o excelente sistema Quick Shift, que permite as trocas de marchas, ascendentes ou descendentes, em quaisquer regimes de rotação, sem a utilização da embreagem, que é usada apenas para parar e sair novamente.

Como uma tendência para as próximas Ducati, a SuperSport é muito amigável aos comandos, com motor bastante suave e elástico e posição de pilotagem muito confortável. Há três modos eletrônicos de pilotagem, Esportivo, quando toda a potência é liberada, Turismo, com toda a potência liberada de forma mais gradual, e Urbano, quando apenas 75 cv são liberados pelo motor. O controle eletrônico de tração tem oito níveis de atuação. Os freios são Brembo, as suspensões são Öhlins totalmente ajustáveis e os pneus são Pirelli Diablo Rosso III.
O preço da Ducati SuperSport S é de R$ 63.900.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!