Tamanho do texto

Ford Ka Freestyle chega para brigar com Chevrolet Onix Activ e o Hyundai HB20X. Com câmbio manual custará R$63.490 e o automático R$67.990

Cada vez mais exigente, o público tem buscado carros mais em conta com câmbio automático. Atualmente, temos Etios, Onix e HB20 como modelos com essas características em versões intermediárias. Vendo esse mercado crescer, a Ford lança o novo Ford Ka Freestyle com o novo motor 1.5 flex, de três cilindros, que funciona com a  mesma caixa de seis marchas, que começou a ser usada pela primeira vez no SUV EcoSport. 

LEIA MAIS: Toyota Yaris Sedan: assista ao vídeo com detalhes do novo compacto

A fabricante ressalta que esse câmbio do Ford Ka Freestyle não é o Powershift de dupla embreagem, mas sim a mesma transmissão automática, com conversor de torque, que embora não tenha trocas das mais rápidas acaba sendo mais confiável.

LEIA MAIS: Chevrolet S10 Midnight é a versão descolada da picape da GM. Assista ao vídeo

Mecânica

Ford Ka Freestyle:  projeto do hatch compacto reúne desenvolvimento de engenheiros do mundo todo
Renato Maia/Falando de Carro
Ford Ka Freestyle: projeto do hatch compacto reúne desenvolvimento de engenheiros do mundo todo

Trata-se de um propulsor 1.5, de três cilindros, que entrega até 136 cavalos de potência e 16,1 kgfm de torque máximo (quando abastecido com etanol). De acordo com a Ford, o modelo chega de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos.

LEIA MAIS: Toyota Etios: Por que o pequeno faz tanto sucesso no mercado? Veja vídeo

Além do conjunto mecânico, outros detalhes foram alterados no modelo, cerca de 5% da carroceria melhorou em termos de rigidez e a versão Freestyle tem 188mm de vão livre em relação ao solo. Por isso a marca norte-americana colocou controle de tração e estabilidade, além de sistema anti-capotamento, para deixar o hatch ainda mais seguro.

LEIA MAIS: Andamos no novo Honda City 2018, que chega renovado e competitivo

O visual também é novo. A colocou novos para-choques dianteiros e traseiros, lanternas e faróis levemente alterados, retrovisor com repetidor de setas e por dentro o novo sistema SYNC 3 com duas tomadas USB de 2.5 amperes e conexão com Apple CarPlay e Android Auto.

LEIA MAIS: Mitsubishi L200 Triton Sport chega com novidades pontuais

Outros ajustes no Ka Freestyle incluem ajuste do volante, melhorando a dinâmica e dando mais progressividade, conjunto de suspensão, para diminuir o desconforto da linha anterior e também mais isolamento acústico. A Ford também se preocupou com as vibrações do motor 3 cilindros, que por sinal, foi muito bem ajustado. O carro em si não vibra, passando mais conforto para a cabine e também melhor aproveitamento do motor.

LEIA MAIS: Assista ao video com detalhes do novo sedã compacto Fiat Cronos 1.3

Hoje, as configurações do Ford Ka 2018 à venda partem da “S” - oferecida apenas com motor 1.0 de 3 cilindros, a partir de R$ 44.030, mas com itens de série como direção elétrica, ar-condicionado, trava elétrica, ancoragem Isofix para cadeiras infantis e vidros elétricos dianteiros - e vão até a SEL, com motor 1.5 de 4 cilindros, que sai por R$ 60.790 e conta com todos os itens disponíveis, tal como bancos de couro. A versão sedã Ka+ tem as mesmas possibilidades de configuração do “irmão” hatch.

O novo Ford Ka Freestyle chegará para brigar com Chevrolet Onix Activ e também o Hyundai HB20X. No caso do Ka, a versão manual (que inclui uma nova transmissão) custará R$ 63.490 e a automática terá o preço de R$ 67.990.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.