Enfim, tivemos a oportunidade de andar no novo Volkswagen Taos 2022. Escolhi a versão Highline sem o kit Launch Edition, já que essa será a versão mais completa do carro ao longo do tempo.
O VW Taos será vendido apenas com motor 1.4 250 TSI flex, que rende até 150 cavalos de e 25,5 kgfm de torque, ue funciona com câmbio automático , de 6 marchas, conjunto mecânico que acabou sendo o suficiente para dar agilidade ao novo SUV.
Isso acontece justamente porque o Tiguan Allspace 1.4 usava basicamente a mesma mecânica (com exceção do câmbio), e no caso do VW Taos , o modelo é cerca de 200 kg mais leve que seu irmão mais velho. Isso faz com que o rendimento do motor seja bem condizente com a proposta de ser um SUV urbano com aptidão para fazer longas viagens.
Puxando para este lado, o SUV usa a mesma base do Jetta, por isso, conta com cerca de 2,68 m de entre-eixos, o que dá um espaço interno muito bom para levar quatro ocupantes com bastante folga. Além disso, o porta-malas de 498 litros é o principal ponto perto dos seus concorrentes, como o Jeep Compass ( que leva 410 litros), atualizado recentemente.
Um dos destaques durante as primeiras impressões ao volante do VW Taos fica por conta do conjunto de suspensão , que ficou bem calibrada, tanto para passar em trechos mais acidentados, quando para manobras mais rápidas em curvas. Além disso, o isolamento acústico também merece destaque.
O VW Taos parte de R$ 155 mil e chega até os R$ 191 mil na versão Highline com kit Launch Edition. A dúvida fica se esse novo modelo será páreo para ameaçar a liderança do Jeep Compass , ainda mais agora que o rival recebeu uma série de melhorias.