Dolphin pode ser um dos carros que serão produzidos pela BYD no futuro
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Dolphin pode ser um dos carros que serão produzidos pela BYD no futuro

Esta é uma novela que já passou por vários capítulos, mas a fabricante chinesa BYD não dá nenhuma indicação de que vá recuar do investimento anunciado de R$ 3 bilhões no estado nordestino . Houve notícias equivocadas sobre a sua compra da unidade industrial de Camaçari (BA) - que produziu modelos da Ford de 2002 a 2021. Por fim, houve um acordo de “reversão da propriedade da fábrica de Camaçari para o Estado da Bahia”. A fábrica só tem as edificações, pois todo o maquinário foi retirado. A empresa americana espera ser indenizada pela expansão com a fábrica de motores e câmbios que não estava no projeto inicial. Fala-se em algo entre R$ 100 milhões e R$ 150 milhões, mas a avaliação virá de uma instituição financeira do porte da Caixa Econômica Federal. Os passos seguintes são a BYD se entender com o governo baiano, aceitar o valor e assumir as instalações fabris.

Não se sabe quando as partes envolvidas vão bater o martelo. Existe ainda uma briga política sobre a extensão do regime de incentivos federais para o Nordeste e Centro-Oeste que terminaria em 2025, mas que pode se estender até 2032.

A marca chinesa mantém sua previsão de no último trimestre de 2024 ter o primeiro modelo nacional. Como há décadas não existe mais exigência de conteúdo local mínimo, é factível. A produção começará com o híbrido plugável Song Plus flex, mas terá uma bateria de apenas 8,3 kW·h. O segundo produto ainda está em definição, porém, tudo indica que a escolha do fabricante recairá sobre o elétrico Dolphin .

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