Não é sempre que se pode desfrutar de uma semana inteira com um automóvel tão desafiador quanto prazeroso ao volante. Embora o conservadorismo exagerado da Honda continue reinante e lá do distante Japão tenha feito um corte de 7% na potência original do motor turbo 2-litros de 320 cv para 297 cv (torque inalterado de 42,8 kgf·m ), ainda sobra bastante o que apreciar neste Civic . Aqui a marca não revela o desempenho na aceleração de 0 a 100 km/h, mas na Europa informa 5,8 s.
Arranquei de 0 a 105 km/h (para compensar eventual erro no velocímetro) em 6 s, a melhor de três tentativas. A sensação é incrível e basta puxar a alavanca uma única vez de primeira para segunda marcha. Um engate seco e preciso, a exemplo das quatro outras marchas que se sucedem. O ronco instigante do motor está no nível correto ajudado por alto-falantes, como se fosse necessário. O volante forrado de camurça preta e ótima sensação tátil contrasta com o vermelho do banco concha que garante firmeza lateral e dureza aceitável para a proposta do modelo. Atrás o espaço é para dois passageiros.
Não há dificuldade em manter o hatch de tração apenas dianteira
na trajetória correta mesmo em curvas no limite de aderência. Para isso a seleção do modo +R
é a mais indicada: sacrifica o conforto de rodagem por uma boa causa. E nas reduções do câmbio manual de seis marchas
(uma ode aos saudosistas) surge a providencial aceleração interina para que a operação seja livre de trancos.
As alterações não se restringem às suspensões como uma do tipo multibraço atrás. As rodas de 19 pol.
foram especialmente projetadas com borda invertida que exigiram pneus específicos Michelin Pilot Sport 4S
265/30 ZR19. É um conjunto compatível à proposta do carro e deve-se aceitar a natural aspereza, além do cuidado em evitar buracos.
Nada foi deixado de lado no Type R
. Da aerodinâmica refinada com uma vistosa e eficiente asa traseira (sem atrapalhar um milímetro da retrovisão) aos freios a disco Brembo de quatro pistões na frente e dois atrás, além do diferencial autobloqueante.
O preço é um previsível estraga-prazer: R$ 429.990
e incluído o pacote compulsório Traffic Alert o tíquete sobe para R$ 434.900
.
Ficha técnica
Honda Civic Type R
Motor: 1.996 cm³, gasolina, dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 V, turbo, 297 cv a 6.500 rpm, 42,8 kgfm de 2.600 a 3.500 rpm
Câmbio: Manual seis marchas, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Dianteira: McPherson duplo eixo com barra estabilizadora Traseira: Independente Multilink com barra estabilizadora
Freios: Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira
Pneus: 265/30 R19
Peso: 1.451 kg
Dimensões: Comprimento: 4,59 m; largura: 1,89 m; altura: 1,4 m; distância entre-eixos: 2,73 m
Tanque de combustível: 47 litros