“Corcel cor de mel, Mustang cor de sangue”. A canção que fez sucesso no Brasil da década de 60 foi escrita por Marcos Valle. E falava de dois ícones da Ford. O Mustang já era conhecido no mundo todo e, àquela altura, um sonho de consumo por aqui. Mas, e o Ford Corcel?

LEIA MAIS: Ford Del Rey Série Ouro foi referência de luxo nos anos 80

Já o Ford Corcel chegava em nosso mercado com traços do primo norte-americano. Não é difícil notar algumas similaridades entre eles. O desenho das laterais, lanternas traseiras e o icônico cavalinho, presente nos dois modelos.

Ford Corcel I: raro exemplar amarelo parece ter acabado de sair da concessionária, de tão bem conservado
Renato Bellote/iG
Ford Corcel I: raro exemplar amarelo parece ter acabado de sair da concessionária, de tão bem conservado

O exemplar da matéria, vale observar, parece recém-saído da concessionária. A cor amarela chama a atenção pela rua e é um dos expoentes de sua época. No interior, o acabamento honesto e trazendo apenas o necessário. Aliás, cabe uma observação referente ao termômetro no quadro de instrumentos, que sumiu de muitos carros atuais.

O desempenho, com bons números para o período, é fruto do motor de 1,4 litro, com 72 cv e 11,5 kgfm de torque. Não é nenhum foguete, mas garantia agilidade no trânsito do dia-a-dia e também nas estradas.  

LEIA MAIS: Chevrolet Opala Diplomata foi versão exclusiva da década de 80

GT

Em uma época com poucos representantes legítimos da esportividade, surge o Corcel GT. Este trazia um belo pacote estético, com teto revestido de vinil e uma faixa no centro do capô e na lateral. O motor era o quatro cilindros, 1.4, com 80 cv de potência (12 cv a mais que a versão convencional de 1969). Neste pacote, ele acelerava de 0 a 100 km/h em 18 segundos. Inimaginável para um esportivo nos dias de hoje, não? Ao final de 1971, o Corcel GT ganharia o motor de 85 cv de potência, com mais fôlego para os amantes da velocidade.

LEIA MAIS: Fiat Tipo Sedicivalvole: puro-sangue italiano marcou época no Brasil

Guiar um clássico nacional é sempre divertido. Ele nos transporta para um lugar único no tempo. Recomendo a experiência. Com o Ford Corcel não foi diferente. O acerto desse exemplar é tão bom que nem parece ter quarenta anos de vida. E que venham mais quatro décadas para o veterano!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!