Tamanho do texto

Como a capacidade do brasileiro se sobressaiu com o emblemático Super 90, recriação do clássico Porsche 356. Assista ao vídeo

No mundo das réplicas automotivas, as mais perfeitas, que realmente exigem um olhar atento, são chamadas no exterior de recreations, ou seja, recriações. São peças produzidas em busca da perfeição máxima, contando com detalhes e características dos originais, como o Envemo Super 90.

LEIA MAIS: Chevrolet Opala SS: esportivo marcou época até início dos anos 80

Um dos casos de maior sucesso é nacional. A Envemo Super 90 , no início dos anos 80, produziu a réplica do Porsche Super 90 e conquistou o mercado. A idéia inicial partiu de um dos diretores da empresa chamado Luís Fernando Gonçalves, que usou seu próprio 356 para fazer o molde.

Vale lembrar que, desde a proibição das importações, em 1974, a criatividade do brasileiro se sobressaiu, com uma infinidade de modelos fora-de-série à disposição dos compradores. Muitos deles ficaram famosos e conferiam a seus donos um pouco de exclusividade.

O Super 90 chegou às lojas em 1980. É possível imaginar o alvoroço em torno do esportivo. A imprensa especializada teceu muitos elogios e aprovou o carro em várias matérias. Desenho e comportamento dinâmico foram seus predicados.

LEIA MAIS: Chevrolet Caravan com estilo esportivo traz acessórios de época

A semelhança com o Porsche original assustava e continua despertando comentários. A mesma curiosidade levou uma verdadeira comissão de engenheiros de Stuttgart ao estande da Envemo, por ocasião da exposição na Feira de Hannover, na Alemanha. A marca foi convidada e expôs exemplares das versões cupê e cabriolet. Os alemães insistiram até que um deles foi cedido e levado para a fábrica. A perfeição era tamanha que eles autorizaram a venda.

Equilibrado

Envemo Super 90: considerada uma das réplicas mais perfeitas do Porsche 356 que se tem notícia até os dias atuais
Renato Bellote/iG
Envemo Super 90: considerada uma das réplicas mais perfeitas do Porsche 356 que se tem notícia até os dias atuais

O acabamento é um de seus pontos fortes, com volante Motolita de madeira e instrumentos VDO. O ronco é proporcionado pelo motor boxer de 1,6 litro e aproximadamente 90 cv. Na época do lançamento existiram versões de 1.600 cm³ de cilindrada e 1.700 cm³ de cilindrada. Os testes daquele tempo mostraram 0 a 100 km/h em 15,9 segundos e velocidade máxima de 155 km/h. Mas isso com menos potência.

LEIA MAIS: Ford Del Rey Série Ouro foi referência de luxo nos anos 80

A produção total foi restrita a apenas 202 unidades, muitas delas exportadas para Estados Unidos, Japão e Europa. E a Chamonix também produziu alguns no mesmo molde. Por essa razão quem procura um deles deve estar preparado para desembolsar uma boa quantia. Mas se comparado com o preço do Super 90 original, o investimento no Envemo Super 90 vale a pena. Nos vemos semana que vem!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.