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Um legítimo "hot hatch", antes mesmo do termo cair no gosto do brasileiro. Confira os detalhes no vídeo.

“Hot hatch”. A expressão foi criada na Europa para definir modelos com desempenho de primeira linha e comportamento mais do que arisco. A primeira versão do Golf GTi define bem essas duas palavras. Aqui no Brasil, tivemos alguns deles na década de 80, como o Chevrolet Monza S/R,  e poucos na de 90. E o espírito voltou atualmente com opções como Sandero RS e Peugeot 208 GT.  

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Vale lembrar que, naquela época, a concorrência era dura. E foi por essa razão que a marca apresentou o Chevrolet Monza S/R , em 1985. A versão trazia, à primeira vista, diferenciais estéticos, como faróis auxiliares, aerofólio, rodas com desenho exclusivo e as faixas pretas nas laterais. Sem opções de financiamento e custando caro, o modelo era um "brinquedo" para poucas pessoas. O mesmo pode ser dito de seus concorrentes da época, como o Gol GT, Passat GTS Pointer e o Escort XR3.

A primeira versão trazia o motor de 1,8 litro e modificações para distinguí-lo da versão “comum”. Comando de válvulas e escapamento estavam entre elas, de modo que o hatch entregava 106 cv com um ronco bem característico. A velocidade máxima passava dos 170 km/h.

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Esse diferencial se reflete quando abrimos a porta. Os bancos Recaro não contam com regulagem de altura, como os rivais, mas acomodam o motorista de forma ideal. Além disso, o painel traz grafismo vermelho para incitar o condutor a pisar fundo. Nada mau.

Provocações

Chevrolet Monza S/R: raro exemplar de 1988 da versão esportiva do hatch médio, um dos últimos fabricados pela GM
Divulgação
Chevrolet Monza S/R: raro exemplar de 1988 da versão esportiva do hatch médio, um dos últimos fabricados pela GM

O modelo tem um câmbio com relações de marcha mais curtas e uma pegada forte. Basta provocar o esportivo para que o carro justifique suas marcas nos testes de aceleração e retomada. Os bancos, como foi dito, seguram o corpo nas curvas.

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No caso do exemplar que aparece no vídeo acima o que mais chama atenção é que está equipado com motor de 2.0, e 110 cv, com 17,3 kgfm de torque. Apesar de idêntico ao da versão SL/E, o câmbio curto garantia segundos preciosos no 0 a 100, coberto em aproximadamente 11,8 segundos.

No final de 1988, a versão brava do Chevrolet Monza S/R se despedia do mercado, com os marcantes  prolongadores de lanterna. Mas daria lugar a outro mito que também conheceremos em breve por aqui: o Kadett GS, substituído mais tarde pelo GSi. Até lá!

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