Falar de Volvo é falar em segurança. Essa bandeira foi levantada pela marca e defendida ao longo dos anos com sucesso. Não dá para negar que os suecos se tornaram referência no assunto. Mas uma versão, em especial, combinava segurança e esportividade pura: a Volvo 850 T-5R, tanto na versão sedã quanto na perua. 

LEIA MAIS: Passat GLS recebe motor 1.8 do esportivo GTS. Confira o vídeo

A produção total da Volvo 850 T-5R é limitada a menos de 7 mil unidades. E apenas três cores: preto, amarelo e verde. O motor e a parte interna foram desenvolvidos pela Porsche. Vale lembrar que na década de 90 as marcas alemãs fizeram esse tipo de crossover único. A escuderia de Stuttgart participou ativamente do desenvolvimento do Audi RS2 Avant e também do Mercedes-Benz 500 E.

Um dos pontos altos é o interior. Os bancos revestidos de couro com Alcântara, material que se tornou mais conhecido nos últimos anos, dão o toque esportivo. O volante e painel, por sua vez, trazem um pouco mais de sobriedade com os detalhes de madeira.

Volvo 850 T-5R: o design  com linhas retas era um dos maiores charmes da perua vinda da Suécia
Renato Bellote/iG
Volvo 850 T-5R: o design com linhas retas era um dos maiores charmes da perua vinda da Suécia

Mas é na parte estética que a versão se destaca. O coeficiente aerodinâmico é um dos mais baixos de sua época. Também chamam a atenção os para-choques com apêndices aerodinâmicos integrados, bem como as rodas de 17 polegadas.

O motor turbo, de 5 cilindros e 2,3 litros, também recebeu a mão da Porsche para entregar 240 cv. Nada mal, especialmente se levarmos em consideração o contexto de esportivos do mercado. A suspensão firme encara as curvas com tranquilidade. Esqueça a sobriedade sueca!

LEIA MAIS: Ford Galaxie Caltabiano: exclusividade de exemplar único

Guiar a perua é uma experiência única. Ela começa, aliás, quando viramos a chave. O ronco do motor de cinco cilindros em linha com turbo e 240 cv invade o habitáculo. E basta algumas cutucadas no acelerador para entender porque esse carro é tão especial.

Ainda sobre as impressões ao volante cabe um comentário sobre o câmbio de 4 marchas. As trocas são efetuadas em regimes mais altos. Mas com a opção Sport, prepare-se para colar o corpo no banco em cada retomada e ouvir o som único da turbina enchendo.

Uma perua, além da Volvo 850

Curtiu a Volvo 850? A avaliação desta Volkswagen Quantum com apenas 3 mil km rodados pode agradar
Renato Bellote/iG
Curtiu a Volvo 850? A avaliação desta Volkswagen Quantum com apenas 3 mil km rodados pode agradar

Os entusiastas de peruas também poderão se interessar por esta verdadeira capsula do tempo que encontramos: um conservadíssimo VW Quantum . Ela foi lançada em 1985 e, logo de cara, arrebatou corações no país todo. Isso porque trazia um desenho leve e harmônico que trabalhava com um conjunto bastante otimizado de motor e câmbio. Além disso o espaço interno era um de seus diferenciais.

LEIA MAIS: VW Quantum com 3 mil km rodados é capsula do tempo

Guiar a perua, assim como a Volvo 850 , é uma satisfação à parte. O motor AP2000 casa perfeitamente com o câmbio manual de cinco marchas, a escolha da maior parte dos que levaram a Quantum para casa. Curiosamente, na década de 80, a caixa automática, tão comum hoje em dia, não era bem aceita no mercado por uma série de fatores. Confira o vídeo no link acima. Até a próxima!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!