O Chevrolet Opala foi lançado no Brasil em 1968. Ele era a versão nacional do Opel Rekord . Mas por aqui recebeu o toque norte-americano da mecânica com seis cilindros em linha e também a opção de quatro cilindros. Foi um sucesso imediato de público e crítica.
Na década de 70 se tornou o carro preferido de muitas famílias e, juntamente com a perua Caravan lançada em 1975, foi o responsável por um grande número de vendas de veículos da marca no Brasil. O motor de seis cilindros com tuchos mecânicos, o famoso 250-S , fez muita gente sonhar e ainda faz até os dias de hoje.
Agora imagine encontrar uma coleção de Opalas e Caravans cobertos com muita poeira e caixas de peças de carro porém intocados pelo tempo? É exatamente essa história que eu conto pra vocês na matéria de hoje.
Vamos até a cidade de Ribeirão Preto para conhecer esse local muito interessante. Por ali, além dos Dodge norte americanos, temos um espaço dedicado à antiga paixão do proprietário: Opala e Caravan . E por aí também temos um Thunderbird .
O que mais chama atenção é o estado geral de conservação dos veículos que, a despeito da grossa camada de poeira, preservam um excelente estado de conservação. Um dos destaques vai para o interior dos carros que permanece muito íntegro e necessitando apenas de uma breve limpeza.
Dois carros, em especial, chamaram minha atenção. A Caravan 1978 com rodas Cragar de 14 polegadas e interior marrom. E também o Opala Comodoro verde 1976. Nessa época ele trazia o teto Las Vegas, que consistia em uma metade recoberta de vinil. Um charme na época.
Por ali também está uma das 100 unidades do Diplomata Collectors , a edição de despedida após 25 anos de mercado. Pra fechar esse texto uma Caravan Diplomata turbinada e com pintura bicolor, uma ousadia da marca no Brasil cheia de estilo.