Meu filme preferido é “Casablanca” (1942). O filme se passa na Segunda Guerra Mundial e tem como pano de fundo uma história de amor impossível. Entre todos os detalhes que já me fizeram assistir “Casablanca” umas 30 vezes, os diálogos irônicos, cínicos, com duplo sentido, são um show à parte. Em um deles, o herói de guerra Victor Laszlo chega ao bar do magoado Rick Blayne com a mulher que ambos amam, Ilsa Lund. Então Rick inicia o diálogo de duplo sentido:
-- Eu te parabenizo!
-- Pelo que?
-- Seu sucesso.
-- A gente tenta.
-- Muitos tentam. Você consegue.
LEIA MAIS: Up!, Mobi e Kwid representam razão, emoção e modinha
Rick queria dizer que Victor conseguia infernizar a vida dos nazistas, mas principalmente conquistar a companhia de Ilsa. Bem, esse “nariz de cera”, como se diz no jargão jornalístico, é apenas para dizer que muitos carros tentam fazer sucesso no mercado de SUVs , mas poucos conseguem. Na verdade, considerando a temporada de 2017, só seis carros estão encantando o público nesse segmento.
Para se ter uma ideia, dos 40 modelos mais vendidos no ranking da Fenabrave, apenas seis são responsáveis por 58,3% das vendas, considerando o acumulado de janeiro a agosto: Honda HR-V (12,2%), Jeep Compass (11,9%), Jeep Renegade (10,0%), Hyundai Creta (9,7%), Nissan Kicks (7,3%) e Ford EcoSport (7,2%). Outros concorrentes não conseguem deslanchar. Do lado da Renault, o Duster foi completamente canibalizado por seu irmão Captur, o que deixou os dois numa posição discreta, sem grande influência no mercado. Outro que não emplaca é o Peugeot 2008, com menos de 7 mil unidades vendidas no ano. Honda WR-V e Chevrolet Tracker também não empolgaram a plateia. E o ex-queridinho Hyundai Tucson desabou para uma discretíssima 16ª posição. Perde até para o Mitsubishi Outlander, que é um carro caro.
LEIA MAIS: Novo Polo toma o poder no Game of Thrones da Volkswagen
Os 40 SUVs mais vendidos somaram 255.293 emplacamentos este ano. Em agosto, foram 40.475. E, para comprovar a tese, os seis poderosos tiveram a mesma proporção de vendas. Juntos, HR-V, Compass, Renegade, Creta, Kicks e EcoSport venderam 23.764 unidades, o que dá 58,7%. A disputa está empolgante como nunca esteve. Em agosto, por exemplo, o Renegade conseguiu recuperar uma liderança que fazia muito tempo não era sua: com 4.576 emplacamentos, superou não apenas o irmão Compass (4.195), mas também o eterno líder HR-V (4.419). O terceiro mais vendido foi o Creta, com um número bem próximo (4.379).
A Guerra dos Tronos
Se não bastasse a briga de foice entre os quatro preferidos do público, dois personagens vêm se destacando muito também e estão subindo na cotação popular: Kicks (passou de 2.472 para 3.469) e EcoSport (foi de 1.464 para 2.726). A Nissan finalmente acertou o volume de produção do Kicks e a tendência é que ele continue se aproximando dos líderes. Quanto ao Eco, que foi líder durante 11 anos, a Ford mudou-o completamente, melhorou demais seu conteúdo e motorização, e quer vê-lo novamente como ator principal desse filme.
LEIA MAIS: SUV só pra rodar na cidade escancara a era dos exageros
Não é à toa que toda vez que vejo o mercado de SUVs, lembro de algumas passagens, diálogos e personagens do filme “Casablanca”. Assim como Rick Blayne disse a Victor Laszlo, muitos tentam, mas poucos conseguem. A beleza e o charme de Ilsa Lund (o sucesso nas vendas) não é para qualquer um que se apresente como utilitário e esportivo.