Apesar das novidades dos últimos meses, os campeões de venda no Brasil são os velhos conhecidos do ano passado e até de anos anteriores. É verdade que um ranking demora algum tempo para se modificar, mas a lista dos cinco campeões do primeiro trimestre de 2018 revela também nosso conservadorismo na hora de comprar um dos carros disponíveis no mercado.
LEIA MAIS: Há dez anos, brasileiro só comprava Gol, Palio, Uno, Fox e Celta
Juntos, Ford Ka, Chevrolet Onix, Chevrolet Prisma, Toyota Corolla e Jeep Compass venderam 108.910 unidades nos três primeiros meses da temporada. Isso já sinaliza que alguns deles serão campeões novamente este ano, mas nem todas as posições estão definidas. E também há alguns crescimentos interessantes nessa perseguição aos líderes de mercado. Separei cinco categorias de carros para ver quem está se dando bem este ano.
Veículos de entrada
Desde que a Ford desistiu de fazer um subcompacto no Brasil, o Ford Ka vem se dando muito bem. Hoje ele é o líder com alguma folga em sua categoria. Teve 24.028 emplacamentos no primeiro trimestre, abocanhando bons 28,4% do bolo de vendas. O mais próximo seguidor do Ka é o Volkswagen Gol, que acumulou 16.257 vendas e é dono de 19,2% do mercado.
Esse é um resultado justo, pois o Ka tem um projeto mais moderno do que o do Gol e os carros-chefe da Fiat e da Renault (Mobi e Kwid) ainda precisam melhorar para ameaçar sua liderança. O Mobi, aliás, é um dos piores projetos da indústria e só tem boas vendas devido a um marketing eficiente e um preço de entrada competitivo. Dinamicamente e ergonomicamente, ele perde para todos os seus concorrentes, mas ocupa o quarto lugar, com 12.335 vendas.
Hatches compactos
Nenhuma surpresa com a liderança disparada do Chevrolet Onix. O tricampeão brasileiro de vendas já acumula 41.773 emplacamentos, o que lhe dá um percentual de 32,8% em sua categoria. É impressionante como as outras marcas permitem essa tranquilidade da Chevrolet. Com uma versão partindo de R$ 43.290, o Onix por enquanto é imbatível. É um carro simples, porém bonito, econômico e com uma central multimídia barata e simples de usar.
LEIA MAIS: O carro mais barato do Brasil vai ficar irresistível nas mãos de Caoa
Seu mais próximo seguidor, o Hyundai HB20, emplacou apenas 24.015 unidades (18,8%) e já não empolga tanto como em anos anteriores. A novidade do segmento é o VW Polo, que já soma 17.721 vendas (13,9%), mas sua versão mais barata parte de R$ 49.990 – e isso explica a tranquilidade do Onix entre os hatches compactos.
Sedãs compactos
Nessa categoria temos uma repetição do que acontece na categoria dos hatches, só que com números menores. O Chevrolet Prisma (sedã do Onix) soma 16.382 licenciamentos e 26,7% de participação. Em seguida vem o Hyundai HB20S, com 7.615 e 12,4%. O único a ameaçar esses dois é o VW Virtus, que vendeu 4.600 unidades em dois meses, e o Fiat Cronos, que estreou recentemente.
Sedãs médios
Entra ano, sai ano e nada muda nessa categoria. O domínio do Toyota Corolla é total. Com 13.749 vendas acumuladas, ele é dono de incríveis 40,5% do mercado. Depois de uma breve disputa com o Chevrolet Cruze, o Honda Civic se impôs e vai mantendo a vice-liderança, bem distante do Corolla, com 5.654 vendas e 16,6% de participação. Como produto, hoje o Civic é superior, pois acabou de ganhar uma nova geração, enquanto o Corolla ainda não mudou. Porém, o conservadorismo do brasileiro ainda prefere a confiabilidade da Toyota e seu estilo tradicional.
SUVs
Aqui sim temos uma verdadeira disputa! Ao contrário das outras categorias, entre os SUVs o líder tem menos de 12% do mercado. O líder ainda é o Jeep Compass, com 12.978 vendas e 11,8% de participação. Mas ele é seguido de perto por dois japoneses: o Honda HR-V, com 12.832 emplacamentos (11,7%), e o Nissan Kicks, com 12.320 (11,2%). Ninguém pode afirmar com certeza quem terminará o ano como campeão.
LEIA MAIS: Onix e Corolla dão banho na concorrência e movimentam mais de R$ 14 bilhões
Considerado o segmento de carros mais atraente hoje em dia, o mercado de SUVs não para de crescer e já soma 24,3% do total. Ele só perde para a categoria de hatches pequenos, que tem 28,2%, segundo o ranking da Fenabrave. No ano passado, ao final do primeiro trimestre, os SUVs representavam 20,9% do mercado total. E em janeiro deste ano bateu em 25,3%, contra 25,9% dos hatches pequenos. O Hyundai Creta aparece em quarto lugar, com 9.615 vendas, mas ainda não ameaça os três líderes.