Ayrton Senna foi o maior piloto de todos os tempos? Essa pergunta volta à tona quando se completa 25 anos da morte do ídolo brasileiro. Passado já um quarto de século do acidente que o vitimou no GP de San Marino de 1994, essa é uma questão difícil de responder.
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Podemos dizer que existe muito conhecimento popular, filosófico e até “religioso” para explicar que Senna foi o melhor piloto de todos os tempos. Mas também existe o conhecimento científico, que podemos traduzir em números, é este que trago aqui na República do Automóvel.
Senna participou de 162 Grandes Prêmios de Fórmula 1, mas não alinhou para a largada do GP de San Marino de 1984, com um Toleman-Hart. Por isso, estatisticamente, sua carreira é considerada com 161 corridas. E é com este parâmetro (161 GPs) que fizemos uma pesquisa nos números da F1 para comparar Senna e os maiores pilotos da Fórmula 1 moderna.
Não há como incluir pilotos como Juan Manuel Fangio (cinco títulos, dois vices e 51 vitórias em apenas 54 corridas) e Jim Clark (dois títulos, um vice e 25 vitórias em 72 corridas), pois fazem parte de outra época da Fórmula 1. Era a F1 romântica, com poucos GPs, quase todos na Europa.
Por outro lado, não é justo com Ayrton Senna que considere-se a carreira inteira de Michael Schumacher, Alain Prost, Lewis Hamilton e SebaStian Vettel, por exemplo, pois disputaram muito mais corridas. Se não tivesse se acidentado, Senna certamente ganharia mais títulos, mais corridas e ampliaria seu fantástico número de pole positions.
Por isso, para efeito de comparação, consideramos apenas as primeiras 161 corridas de cada piloto e suas conquistas. Além dos pilotos citados, incluímos também o tricampeão Nelson Piquet e o bicampeão Fernando Alonso nesta pesquisa.
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Alonso foi o campeão mais jovem da história. Um dado curioso sobre Piquet é que ele ganhou seu primeiro título com apenas 49 GPs e foi bicampeão em seu GP 78. Para se ter uma ideia, Senna só foi campeão em seu GP 77, o que mostra também a grandeza de Piquet no mundo da Fórmula 1.
Ayrton Senna disputou 161 corridas, obtendo três títulos (1988, 1990 e 1991) e um vice-campeonato (1989). Pilotou nada menos de 13.430 km na liderança. Ele obteve 41 vitórias (25,5% dos GPs disputados), 65 poles (40,4%), 80 pódios (49,7%) e 19 melhores voltas (11,8%). Sua primeira vitória foi no GP 16 (Portugal, 1985), com um Lotus-Renault.
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Seu primeiro título foi no GP 78 (Japão, 1988), com um McLaren-Honda. Mais do que os números, é revelador do talento de Ayrton o fato de ter sido o dificílimo circuito de rua de Mônaco seu GP com o maior número de vitórias. Foram seis vitórias, cinco poles e quatro melhores voltas em 10 GPs de Mônaco.
Em seguida, ele venceu cinco vezes na Bélgica (outra pista muito técnica), com quatro poles, em 10 participações. Também ganhou cinco vezes (com cinco poles) em oito corridas pelas ruas de Detroit e Phoenix (GP dos EUA). Senna se destacava em situações difíceis.
Senna era um devorador de recordes, até que chegou Michael Schumacher em sua vida. O alemão obteve 53 vitórias, 43 poles, quatro títulos e dois vices (um deles cassado, em 1997) em suas primeiras 161 corridas.
OS MAIORES PILOTOS EM 161 CORRIDAS
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PILOTO | TIT | VIT | VIC | POL | POD | MV | 1VIT | 1TIT |
SCHUMACHER | 4 | 53 | 2 | 43 | 97 | 44 | GP 18 | GP 52 |
VETTEL | 4 | 42 | 1 | 46 | 81 | 25 | GP 22 | GP 62 |
PROST | 3 | 43 | 4 | 20 | 90 | 34 | GP 19 | GP 87 |
SENNA | 3 | 41 | 2 | 65 | 80 | 19 | GP 16 | GP 77 |
HAMILTON | 3 | 39 | 1 | 49 | 86 | 25 | GP 6 | GP 35 |
PIQUET | 3 | 20 | 1 | 24 | 53 | 23 | GP 24 | GP 49 |
ALONSO | 2 | 26 | 1 | 20 | 63 | 18 | GP 30 | GP 67 |
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Mesmo com esse quadro, porém, fica difícil saber quem foi o melhor piloto da era moderna em 161 corridas. Por isso, partimos para uma segunda fase dessa pesquisa, com o objetivo de formar um ranking. Para tanto, atribuímos a pontuação clássica da Fórmula 1 (9 pontos, 6, 4 3, 2 e 1) para cada critério. Evidentemente, o número de títulos é mais importante do que o número de vitórias.
E uma vitória vale mais do que um vice. Esse foi o critério. Atribuímos um ponto extra também para o piloto que ganhou a primeira corrida e o primeiro título com menos GPs (nos dois casos, foi Hamilton).
Veja no final da página como ficou nosso ranking dos 161 primeiros GPs. Schumacher manteve-se em primeiro lugar, mas, pela conexão entre acúmulo de conquistas e ordem de grandeza das coisas, Senna acabou ultrapassando Prost e Vettel, perdendo apenas para Schumacher.
Claro que a pergunta sobre quem foi o maior piloto de todos os tempos ficará eternamente aberta porque os pilotos correram em épocas diferentes, com regulamentos diferentes, com rivais diferentes. Porém, esta pesquisa e este ranking mostra que, na Fórmula 1 moderna, ninguém superou ainda o alemão Michael Schumacher.
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Mesmo considerando somente as primeiras 161 corridas (o que Senna pode computar), Schumacher tem números superiores. No total da carreira, Michael ainda ganharia sete títulos. Mas quem pode dizer que Ayrton não teria conseguido oito, nove ou dez se não fosse a tragédia da curva Tamburello no dia 1º de maio de 1994?
RANKING DOS MAIORES PILOTOS EM 161 CORRIDAS
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PILOTO | TIT | VIT | VIC | POL | POD | MV | EXT | TOT |
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PONTOS | 9 | 6 | 4 | 3 | 2 | 1 | 1 | 1 |
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SCHUMACHER | 36 | 318 | 8 | 129 | 194 | 44 |
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729 |
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SENNA | 27 | 246 | 8 | 195 | 160 | 19 |
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655 |
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VETTEL | 36 | 252 | 4 | 138 | 162 | 25 |
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617 |
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HAMILTON | 27 | 234 | 4 | 147 | 172 | 25 | 2 | 611 |
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PROST | 27 | 258 | 16 | 60 | 180 | 34 |
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575 |
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ALONSO | 18 | 156 | 4 | 60 | 126 | 18 |
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382 |
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PIQUET | 27 | 120 | 4 | 72 | 106 | 23 |
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352 |
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