Chery Arrizo 5e começa a ser vendido para o público em geral  no Brasil a partir de janeiro de 2020, por R$ 159.990
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Chery Arrizo 5e começa a ser vendido para o público em geral no Brasil a partir de janeiro de 2020, por R$ 159.990

O Arrizo 5e é o primeiro sedã 100% elétrico vendido no Brasil. O carro fez sua estreia esta semana e já está a venda para locadoras e frotistas. A partir de janeiro, o público em geral poderá adquirir o sedã fabricado na China e que é irmão do carro fabricado pela Caoa Chery em Jacareí com motor flex.

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Este detalhe mostra que a montadora brasileira-chinesa enxerga o carro elétrico não apenas como uma oportunidade de negócio, mas como uma forma de agregar valor econômico também para os futuros compradores. Mas, antes de falar sobre essa interessante visão, que coloca o carro elétrico como provedor de energia e de renda para seus proprietários, vamos ao carro em si.

Chery Arrizo5e azul
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Chery Arrizo 5e: o sedã já vem com o cabo de energia com a tomada de três pinos

O Arrizo 5e manteve todas as características do Arizzo flex, inclusive no porta-malas de 430 litros. O carro tem todas as funcionalidades, um design contemporâneo e alto nível de equipamentos de segurança (cinco estrelas no China NCAP), de conectividade (espelhamento de celular, duas entradas USB, tela tátil), de conforto (ar-condicionado automático digital, câmera de ré), de usabilidade (assistente de partida em subida, piloto automático, porte médio) e de itens de série (volante multifuncional, rodas de liga leve, computador de bordo). As baterias não roubam espaço na cabine.

Já tive a oportunidade de dirigir o Arrizo 5e. No modo Eco, o carro tem um desempenho mais adequado para a cidade e é capaz de rodar 322 km com uma carga de bateria. No modo Sport (acionado por um botão no painel), o carro entrega mais potência instantânea e as retomadas de velocidade são mais empolgantes.

Em todos os casos, o bom torque de 276 Nm está 100% disponível o tempo todo. O motor elétrico tem 122 cv de potência (ou 90kWh). É importante que a gente comece a se acostumar com essas siglas do mundo elétrico. O consumo por kWh (kilowatts/hora) é importantíssimo num carro elétrico. E este é um dos pontos altos do Caoa Chery Arrizo 5e.

Dotado de 98 células de baterias de íon de lítio, distribuídas por 24 módulos, o Arrizo 5e surpreende por oferecer 53,4 kWh de capacidade. Para se ter uma ideia, são 13,5 kWh a mais do que a capacidade oferecida pelo Nissan Leaf, que é o carro elétrico mais vendido do mundo.

Arrizo 5e como provedor de energia

Interior do Chery Arrizo 5e vem com ampla tela da central multimídia entre os destaques do interior
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Interior do Chery Arrizo 5e vem com ampla tela da central multimídia entre os destaques do interior

O Arrizo 5e inaugura a participação da Caoa Chery no mundo dos carros elétricos. E essa participação pretende ser robusta, não apenas oportunista. Um importante trabalho de atendimento de peças está sendo feito pela área de pós-venda para que o comprador do Arrizo 5e (e dos próximos elétricos da marca) tenha a mesma qualidade no atendimento dos clientes dos carros a combustão.

A Chery é uma das empresas mais atuantes do mercado de carros elétricos. Portanto, a ideia é unir a tecnologia da Chery como fabricante de elétricos no enorme mercado chinês com a expertise da Caoa no atendimento pós-venda ao cliente brasileiro. No futuro, é possível que o carro possa ser fabricado no Brasil, como o Arrizo 5 flex.

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Chery Arrizo5e interior
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Botão giratório do câmbio tem apenas quatro posições: Ré, Neutro, Drive e Parking

Para a Caoa Chery, o carro elétrico pode ser um provedor de energia. Não apenas durante os oito anos de garantia da bateria, mas também após esse período. Na visão da montadora, as baterias dos carros poderão ser aproveitadas para gerar energia na própria fabricação de componentes para os carros elétricos. Por isso, seus executivos trabalham para que o poder público e as próprias empresas interessadas em fornecer criem condições para esse mercado.

Ao final da vida útil da bateria no carro, o comprador não terá um “mico” na mão, mas sim um objeto de valor que poderá ser alugado ou re-vendido. A mudança de conceito está em todo o processo. Começa na compra, pois quem adquire um carro 100% elétrico está fazendo sua parte na construção de um mundo com menos emissão de gás carbônico, cujos efeitos catastróficos para toda a humanidade estão sendo cada vez mais sentidos.

Depois, na utilização, pois ao volante de um EV o motorista troca a busca por desempenho pela busca por economia de energia. E finalmente por uma visão mais racional na questão do uso do automóvel, em termos econômicos. Segundo a Caoa Chery, um carro 100% elétrico como o Arrizo 5e tem um custo por km rodado de apenas 9 centavos (R$ 0,09/km), enquanto o custo por km rodado de um carro flex é de 29 centavos (R$ 0,29/km). E a autonomia de um veículo abastecido com etanol é apenas 13% maior.

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Chery Arrizo 5e pode rodar até 322 quilômetros sem precisar de recarga, de acordo com dados da fabricante
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Chery Arrizo 5e pode rodar até 322 quilômetros sem precisar de recarga, de acordo com dados da fabricante


Infelizmente, o custo de produção de um veículo elétrico (e outras razões já comentadas aqui na República do Automóvel) torna a aquisição de um EV bastante seletiva. O Caoa Chery Arrizo 5e custa R$ 159.900. Segundo a montadora, os preços se tornarão competitivos em relação aos veículos com motor a combustão interna quando o custo de produção das baterias baixar da casa de US$ 100 por kWh.

Hoje está em US$ 176, mas para 2025 a estimativa é de US$ 96 e para 2030 é de U$ 70. Nesse ponto, o Brasil tem uma vantagem em relação à Europa e ao Japão, pois a maioria das casas (por questão de segurança) possui uma garagem com tomada elétrica. É nesse cenário que a Caoa Chery enxerga a possibilidade de produzir carros elétricos no Brasil.

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Se pensarmos bem, o carro com motor a combustão interna precisa ser parado para ser recarregado de energia. O carro elétrico é recarregado no momento em que o proprietário não está utilizando-o. Finalmente, no caso específico do Arrizo 5e, o sedã já vem com o cabo de energia com a tomada de três pinos. Os principaisdados técnicos do Arrizo 5e são os seguintes:

● Motor: elétrico de 90 kW (122 cv)

● Torque: 276 Nm

● Bateria: 98 células em 24 módulos

● Capacidade: 53,5 kWh

● Tempo de recarga: 8 horas

● Consumo por 100 km: 15,2 kWh

● Autonomia: 6,6 km/kWh

● Alcance: 322 km

● Emissão de CO2: 0 g/km

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