Há tempos a Hyundai prepara o motor 1.0 turbo para a linha HB20 . Mas apenas agora o carro é lançado, com preços a partir de R$ 47.445, valor que corresponde à versão Comfort Plus do modelo hatch. No caso do HB20 S (sedã), o carro 1.0 turbinado parte de R$ 51.475.
A marca coreana não quis associar o motor a apenas uma versão específica, já que a motorização turbinada pode ser adotada tanto pelo hatchback quanto pelo sedã HB20S . Além do mais, o foco não é transformar o carro em um esportivo, e sim fazer com que ele seja mais eficiente, tanto em rendimento quanto em desempenho. Andar bem é apenas consequência disso, da mesma forma que o Volkswagen Up! TSI.
Vamos ao que interessa: o motor 1.0 Kappa, com três cilindros, foi o escolhido para receber o turbocompressor. A combinação gera 105 cv a 6.000 rpm e 15 kgfm de torque a 4.500 rpm, com etanol. São 25 cv a mais do que os 80 cv desenvolvidos pela versão aspirada. Pena que não chega aos 120 cv da versão europeia, usada no Kia Cee’d GT Line – lembrando que Kia e Hyundai são do mesmo grupo e compartilham tecnologias. Mas vale salientar que o 1.0 europeu tem injeção direta de combustível, ao contrário do motor do HB20 Turbo . E que com motor turbinado o câmbio é sempre manual, de seis marchas, com diferencial 10% mais longo para aproveitar o bom torque do motor (15 kgfm) em baixa rotação (a partir de meros 1.550 rpm).
Você viu?
De acordo com a Hyundai,
o HB20 Turbo
pode acelerar de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos. O aspirado faz o mesmo em 14,6s. Ou seja, a versão turbinada é 23% mais rápida. E a velocidade máxima é de 182 km/h (aspirado faz 161 km/h). Quando ao consumo, o HB20 Turbo
faz 8,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada, com etanol, números que mudam para 11,6 km/l e 14,3 km/l com gasolina, respectivamente, ainda conforme a marca coreana.
Por enquanto, único carro com motor semelhante é o Up! TSI , que parte de R$ 46.590, e conta com o 1.0 turbo de 105 cv e 16,8 kgfm. Tem a mesma potência, mas o torque é maior no Volkswagen. Tem outro turbo vindo aí, o Ford Fiesta com o 1.0 EcoBoost, apimentando essa disputa.
A estratégia de vendas do HB20 Turbo também é diferente do Up! TSI. Ele será a opção intermediária da gama, acima do 1.0 e abaixo do 1.6. A diferença estará mais no pacote de equipamentos de cada modelo. Além disso, a Hyundai quis preeencher a lacuna entre as versões 1.0 aspiradas e as 1.6, já que existia uma diferença de 48 cv de potência entre elas. Confira abaixo os preços do HB20 Turbo .
Comfort Plus Hatch
- R$ 47.445
Comfort Style Hatch
- R$ 51.595
Comfort Plus Sedã
- R$ 51.745
Comfort Style Sedã
- R$ 55.225