A Volkswagen lança a linha 2017 da perua Golf Variant, que passa a ser equipada com motor 1.4 flex, de 150 cv, mas perde o câmbio DSG, de dupla embreagem e a suspensão traseira multilink. Agora o carro passa a ser oferecido com caixa automática de seis marchas (feita pela marca japonesa Aisin) e eixo de torção nas rodas traseiras. Com isso, a perua passa a ficar um pouco mais simples, já que os componentes substituídos são mais sofisticados que os que entraram no lugar.
Os preços da nova VW Golf Variant também mudaram. Agora a versão Comfortline sai a partir de R$ 101.880 (era R$ 98.550) e a Highline tem preço sugerido de R$ 113.290 (ante R$ 109.600 anteriormente).
LEIA MAIS: VW Golf 1.0 turbo alia economia e bom desempenho a partir de R$ 74.990
Com o motor 1.4 turbo flex, agora a Golf Variant pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e atingir 207 km/h, de acordo com os números da fabricante, que ainda diz que o porta-malas tem 605 litros. Com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros, chega-se a 1.620 litros.
Na comparação com o Golf hatch, a perua tem quase 31 centímetros a mais de comprimento, que chega 4,56 metros. Outras medidas, porém, são as mesmas em ambas as configurações, com 1,80 metros de largura, 1,48 m de altura e 2,63 metros de entre-eixos.
LEIA MAIS: Golf GTI faz 40 anos e ganha edição limitada com motor de 290 cv
Duas versões com diferentes pacotes de equipamentos
Ambas as versões contam com sistema multimídia capaz de espelhar o celular, sistema stop-start (desliga o motor com o carro parado tornando a liga-lo automaticamente depois que o freio deixar e ser acionado), volante multifuncional, sete air bags, faróis de neblina, sensores nos para-choques para ajudar nas manobras de estacionamento, entre outros itens. Como opcional, a versão Comfortline agora pode receber rodas de liga-leve de aro 17 com pneus 225/45R
LEIA MAIS: Novo Golf 1.4 flex vence seus principais rivais
No caso da versão topo de linha Highline a lista de equipamentos conta mais alguns itens com ar-condicionado digital com regulagem independente para motorista e passageiro, bancos de couro, lanternas com LEDs no lugar das lâmpadas convencionais, sensores que acionam os faróis e as lanternas automaticamente e botões no volante que controlam o computador de bordo e o sistema de som. Como opcional, pode vir com faróis com lâmpadas de gás xenônio, rodas de aro 17 diamantadas e multimídia com tela de 8 polegadas sensível ao toque.