Cinco meses após o lançamento do Peugeot 2008, em suas versões aspiradas, o modelo topo de linha Griffe com motor 1.6 THP começa a chegar às concessionárias com de 173 cv de potência e torque máximo 24,5 kgfm. Este conjunto mecânico, vale dizer, já existia no irmão Citroën C4 Cactus desde o fim do ano passado.
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Dessa forma, o Peugeot 2008 passa a contar com quatro versões no Brasil: Allure (R$ 69.990), Allure Pack (R$ 79.990), Griffe (R$ 89.990) e Griffe THP (R$ 99.990). A pintura vermelho rubí não possui custo adicional, mas se o cliente optar por uma das outras cinco cores especiais (preto, cinza, grafite, marrom e branco), o preço da versão THP sobe para R$ 101.280.
A versão já conta com central multimídia de sete polegadas (com pareamento para Android e iOS), câmera de ré, ar-condicionado digital de duas zonas, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva e volante multifuncional.
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Quando foi renovado em meados de maio, o Peugeot 2008 ganhou para-choque redesenhado com maior ângulo de ataque e molduras das luzes de neblina, assim como o capô mais elevado. A bem resolvida, a traseira não trouxe alterações e o visual fica completo pelas rodas de 16″ vestidas por pneus de medidas 205/60. As versões com motor 1.6 aspirado entregam 118 cv de potência e 16 kgfm de torque.
Versão esportiva do 208 dá adeus
Para a infelicidade dos fãs de esportivos, o Peugeot 208 GT deixou de ser produzido em Porto Real (RJ). O modelo, que contava com motor 1.6 de 173 cv e 24,5 kgfm de torque e câmbio manual de seis marchas, era anunciado por R$ 88.990 - mas já não aparece no site da marca. De acordo com a Peugeot, o 208 GT era capaz de atingir 100 km/h em apenas 7,6 segundos.
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A situação do hatch é delicada no Brasil. Ao longo de 2019, apenas 4,4 mil unidades foram comercializadas - número quase irrisório na comparação com o Hyundai HB20 e seus 77 mil emplacamentos no mesmo período.
Próxima geração do hatch virá da Argentina
A Peugeot anunciou que a linha de montagem da próxima geração do 208 será realocada em El Palomar (Argentina). Marcado para chegar na América Latina em 2020, o modelo deverá ser lançado no Uruguai em setembro para depois ser distribuído nos outros países da região.
De acordo com o Argentina Autoblog, o modelo argentino não vai tirar o brasileiro de linha. A ideia da Peugeot é que o 208 feito no Rio de Janeiro seja oferecido como uma opção mais em conta, repetindo a estratégia da Chevrolet com o Onix Joy.
O modelo será o primeiro produto montado sob a plataforma CMP (Common Modular Platform) no continente, abrindo espaço para a próxima geração do 2008 e o inédito DS3 Crossback.
O gerente de produto do Grupo PSA, Nicolás Bonnardon, diz que 208 argentino terá poucas alterações em relação ao modelo europeu. “Ainda não posso falar quais são as mudanças ou versões, mas garanto que será exatamente o mesmo modelo”, disse o executivo ao Autoblog Uruguay, também confirmando versões elétricas. “Sabemos que a indústria está avançando na categoria dos carros elétricos na América Latina. Lançar novos produtos é uma decisão global”.
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O novo 208 tem 4,05 m de comprimento (7 cm a mais que o atual) e 1,74 m de largura (4 cm). A altura foi reduzida em 4 cm (para 1,43 m), e o entre-eixos continua sendo o mesmo, com 2,54 m. O conjunto mecânico ainda não foi confirmado, mas podemos esperar pelo novo motor 1.2 turbo de 130 cv, apresentado na Europa.