Novo Chevrolet Onix mostra como o projeto amadureceu, tanto em equipamentos, quanto em dirigibilidade
Caue Lire/iG Carros
Novo Chevrolet Onix mostra como o projeto amadureceu, tanto em equipamentos, quanto em dirigibilidade

O lançamento do Chevrolet Onix hatch coloca a cereja no bolo da GM no Brasil. Dois meses após a chegada da versão sedã Plus - que substitui o Prisma, agora Joy Plus - voltamos à capital gaúcha para conhecer mais sobre o modelo de dois volumes. Os preços já haviam sido revelados previamente pela GM. Partem de R$ 48.490 na versão 1.0 de entrada e atingem R$ 72.990 na versão turbo Premier II.

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Para o primeiro contato da imprensa, a Chevrolet optou pela versão mais cara. Ela traz o novo sistema MyLink de conectividade, aviso de ponto-cego, ar-condicionado digital, carregador de celular por indução e sistema de assistência de estacionamento. Com tantos equipamentos, o Chevrolet Onix eleva a sofisticação de sua categoria, oferecendo recursos de carros (bem) mais caros.

Além de contar com seis airbags, o hatch compacto também recebeu cinco estrelas para a segurança de adultos e crianças nos testes de colisão do Latin NCAP.

Impressões

Hatch corrige características não tão boas do modelo anterior impressiona em diversos aspectos
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Hatch corrige características não tão boas do modelo anterior impressiona em diversos aspectos

Em sua nova geração, o hatch tem 4,16 metros de comprimento, ou 23 cm masi longo na comparação com o modelo antigo. Neste processo, ele também ganhou alguns centímetros na distância entre-eixos, (que foi de 2,53 m para 2,55 m). Mas com 1,84 metro de altura, ainda me senti um pouco claustrofóbico no banco traseiro do Novo Onix . Os joelhos ficam em contato com o assento da frente, dependendo da regulagem.

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A ergonomia que já haviamos elogiado no sedã volta a se repetir no hatch. O ponto H (que define a altura do assento do motorista) está mais baixo, fazendo com que o motorista tenha um "range" maior para ajustar o banco. Some isso ao volante multifuncional com regulagens de altura e profundidade, e teremos um hatch com ótima posição para dirigir.

Chevrolet Onix
Divulgação

Chevrolet Onix recebe 5 estrelas no teste de colisão do Latin NCAP, tanto para adultos, quanto para crianças

O volante de design interessante tem boa empunhadura, e os bancos de imitação de couro são bem confortáveis. Boa notícia para os motoristas de aplicativo, que deverão ter uma queda pelo novo hatch da GM. A Chevrolet ainda iniciou uma parceria com a Claro para internet a bordo. Os planos vão de R$ 29,90 a R$ 84,90, oferecendo 2, 5, 10 e 20 GB de capacidade para conexão.

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Podemos cravar que não há um sistema mais rápido, intuitivo e conectado que o MyLink. Mesmo contando com GPS nativo, é possível acessar apps de navegação como Waze e Google Maps pelo pareamento Android Auto e Apple CarPlay. A GM ainda oferece os serviços de assistência e segurança OnStar.

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Assim como o Plus, o Onix de dois volumes tem comportamento direto e estável, aceitando provocações em curvas rápidas sem "cantar" os pneus - mérito do controle de estabilidade, equipamento de série. O novo motor 1.0 turbinado, de três cilindro,s com duplo comando de válvulas no cabeçote mostra disposição quando o motorista solicita seus 118 cv de potência e 16,8 kgfm de torque.

O câmbio de seis marchas é o mesmo da geração anterior, porém recalibrado. As trocas de marcha acontecem no momento certo, sem solavancos em trajeto rodoviário. Mantendo 120 km/h nos arredores da capital gaúcha, o Onix manteve suas rotações em 2,500 giros.

Por um lado, esse escalonamento proporciona mais torque para retomadas rápidas na estrada, mas acaba afetando o ruído interno na cabine. O isolamento acústico, aliás, merecia um cuidado extra da Chevrolet. Em trajetos mais rápidos na estrada, é preciso elevar a voz para superar o som da rolagem e do vento.

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Não há aletas para trocas atrás do volante, tampouco possibilidade de mudá-las pela alavanca. O time de engenharia encontrou a solução em dois pequenos botões no topo da manopla, o que é uma solução mais em conta, mas longe do ideal para que estiver ao volante.

O Chevrolet Onix surge com pacotes interessantes e vários equipamentos exclusivos, mas desembolsar R$ 72.990 por um hatch da categoria pode ser um empecilho para boa parte dos clientes. No meu caso, dispensaria faróis com projetores, ar-condicionado digital e sistema de assistência de estacionamento da Premier II para levar o pacote LTZ 1.0 turbo, de R$ 66.290.

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