Podemos dizer que o ‘subnicho’ dos SUVs-cupê foi um dos que mais evoluiu nos últimos anos. Se os primeiros BMW X4 e Mercedes-Benz GLC Coupé pareciam desengonçados em meados de 2016, hoje são objetos de desejo absoluto da classe mais abastada. Não à toa, este sucesso fez a Audi considerar o lançamento de uma nova versão do Q5 , o inédito Sportback , para adicionar mais frescor à renovação do SUV lançado em 2017.
O Audi Q5 Sportback chega às lojas nas versões S-Line (R$ 369.990) e S-Line Black (R$ 395.990). Já o SUV convencional está disponível nas versões Prestige (R$ 309.990), S-Line (R$ 344.990) e S-Line Black (R$ 369.990). Falaremos dos opcionais mais à frente.
Em sua reestilização, o Audi Q5 ganha elementos apresentados nos últimos SUVs que a fabricante alemã lançou no Brasil. As principais mudanças estão na grade frontal, com novo formato, e nos faróis dianteiros. As duas carrocerias contam com design bem distinto, sendo que o Sportback incorpora entradas de ar laterais e formato exclusivo no parachoque para se destacar do SUV .
A grande diferença entre eles está na traseira. A coluna frontal do Audi Q5 Sportback sobe bastante antes de iniciar a grande queda que caracteriza os SUVs-cupê. Isso garante mais espaço para a cabeça dos ocupantes que vão no banco traseiro, algo que falta no Porsche Cayenne Coupé por ter a coluna dianteira mais inclinada. As lanternas traseiras também são diferentes, com design OLED customizável.
Por dentro, as mudanças são discretas. O Audi Q5 ganhou nova central multimídia e layout do cluster 100% digital, mas perdeu o joystick que ficava no console central e facilitava a navegação. No lugar dele, a Audi criou um porta-moedas. Abaixo do encosto de braço dos ocupantes dos bancos dianteiros, há um novo carregador de celular por indução que “esconde” o aparelho.
Condução enxuta
O conjunto mecânico é exatamente o mesmo: o conhecido 2.0 turbo de 249 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, com transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas. A tração Quattro atua sob demanda, mantendo a tração predominantemente na dianteira.
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A grande atualização mecânica fica por conta da adoção de um novo sistema híbrido-leve de 12V que pode desligar o motor em velocidades cruzeiro e substitui o sistema de partida por um gerador.
Não tive surpresas ao volante do novo Audi Q5 , que reúne todas as boas características dos SUVs mais baratos e caros da marca. Do compacto Q3 , destaco a boa posição de dirigir, que privilegia o conforto sobre a esportividade. Do Audi Q8 , o modelo incorpora a suspensão rígida, que evita a rolagem da carroceria em curvas mais rápidas.
Também não há qualquer diferença notória entre o Q5 convencional e o Sportback na dirigibilidade. Conduzi ambos em curto espaço de tempo e as boas características estão presentes nas duas carrocerias. Ficamos no aguardo dos próximos SQ5 Sportback e RS Q5 Sportback para uma pegada mais esportiva.
Conclusão
A Audi chega com certo atraso no segmento que Mercedes-Benz e BMW dominam há mais de cinco anos. O Q5 Sportback tem potencial para alavancar suas vendas no Brasil por ser mais barato.
O BMW X4 parte de R$ 444.950, enquanto o Mercedes-Benz GLC Coupé custa R$ 540.900 na versão mais em conta. Considerando que o Audi Q5 Sportback parte de R$ 369.990 no pacote Prestige, ele pode ser a única opção no segmento, dependendo do quanto você estiver disposto a gastar.
Os itens opcionais que podem deixar seu Audi Q5 Sportback
mais caro são Head-Up Display (R$ 7.500), lanternas traseiras customizáveis (R$ 7.000), sistema de som premium da Bang&Olufsen (R$ 8.000) e pacote carbono (R$ 12.000). Vale lembrar que o Q5 chegou a ser o utilitário mais vendido da Audi
no país em 2019, representando um em cada quatro modelos emplacados pela marca.
Audi Q5 Sportback
Preço: a partir de R$ 369.990
Motor: 2.0, turbo, quatro cilindros, gasolina
Potência: 249 cv a 5.000 rpm
Torque: 37,7 kgfm a 1.500 rpm
Transmissão: automatizada, sete marchas, tração integral sob demanda
Freios: discos ventilados (dianteira), discos sólidos (traseira)
Suspensão: McPherson (dianteira), multibraço (traseira)
Porta-malas: 510 litros
0 a 100 km/h: 6,3 segundos
Vel. Máx: 237 km/h
Consumo: 8,5 km/l na cidade; 10,3 km/l na estrada