A Volvo do Brasil fez um estudo com seus clientes, revelando que 90% dos consumidores que compraram um carro eletrificado não pretendem voltar a usar modelos apenas a combustão.
Não à toa, o Brasil – ao lado da Noruega – foi um dos primeiros mercados a eletrificar completamente o catálogo. Todos os veículos Volvo disponíveis no país contam com ao menos uma versão híbrida ou elétrica . O novo XC40 Recharge Pure Electric é mais um capítulo dessa história.
Nossa reportagem foi até Porto Alegre (RS) para conhecer a novidade em primeira mão. Todos os participantes do evento foram submetidos a dois exames PCR para identificar o novo coronavírus, garantindo a segurança de todos.
Pure Electric
Assim como toda a linha XC40 importada para o Brasil, o Recharge Pure Electric é produzido em Ghent (Bélgica). Na comparação com o modelo convencional, o elétrico ganha uma proteção na grade dianteira, uma vez que o sistema não precisa de arrefecimento para funcionar.
A outra forma de identificar o XC40 Recharge Pure Electric na rua é pelas rodas aro 20 exclusivas, além de uma nova cor verde metálica que de início fará parte do catálogo eletrificado.
As diferenças continuam na hora de abrir a porta e me divertir ao volante. Diferente de qualquer outro carro que já andei, o XC40 Recharge não tem botão para ligar o veículo, tampouco freio de estacionamento.
Basta abrir a porta, se acomodar no banco do motorista com a chave no bolso, colocar a alavanca de câmbio no ‘D’ e sair guiando. Você vai ter que explicar isso toda vez que deixar o carro com o manobrista.
Agressividade
Você também terá que explicar que o Volvo XC40 Recharge é extremamente arisco, apesar de ser um SUV elétrico ‘de entrada’. Apesar das quase 2,2 toneladas, o modelo acelera feito um esportivo alemão, atingindo 100 km/h em míseros 4,9 segundos.
Qualquer pincelada no acelerador despeja 408 cv de potência e 67 kgfm de torque instantaneamente. Essa extração de força só foi possível graças aos dois motores elétricos de 204 cv montados nos eixos dianteiro e traseiro.
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A velocidade máxima foi limitada em 180 km/h por critérios de segurança . O objetivo da fabricante é que até o fim desta década, ninguém morra ou tenha ferimentos graves em seus automóveis em todo o mundo – ainda que isso signifique impedir que seus clientes acelerem sem cerimônia.
Para isso, o XC40 conta com uma lista generosa de equipamentos de segurança. Enumerando alguns, o SUV traz seis airbags (frontais, laterais e cortina), alerta de ponto-cego, assistente de saída de faixa, assistente de partida em rampa, sistema de frenagem autônoma, assistente de farol alto e indicador de fadiga.
A autonomia de 400 km em ciclo urbano é condizente com o Audi e-tron , seu principal rival no Brasil. O mais legal é que, diferentemente de outros modelos elétricos, este número não cai ao ligar o ar-condicionado. O que pode afetar a autonomia é o seu trajeto, uma vez que modelos elétricos não foram projetados para rodar por muitas horas na estrada.
Mesmo assim, a equipe da Volvo conseguiu levar a frota dos XC40 de São Paulo (SP) até Porto Alegre (RS) com algumas pausas para recarregar a bateria no interior do Paraná e em Santa Catarina.
O porte compacto faz com que o XC40 seja muito dinâmico e fácil de dirigir na cidade. Há espaço suficiente para quatro adultos e uma criança viajarem com conforto. Por causa das baterias, o porta-malas caiu de 452 para 414 litros.
Conclusão
Atualmente, o Audi e-tron é o SUV elétrico mais vendido do Brasil, e o objetivo da Volvo é tomar a coroa. Talvez neste ano isso não seja possível, pois o próximo lote de XC40 Recharge Pure Electric está marcado para chegar apenas em 2022.
Na comparação com o rival alemão, o XC40 é consideravelmente mais barato. Ele parte de R$ 389.950, enquanto o e-tron custa R$ 529.990 em sua versão mais em conta. Dessa forma, é difícil imaginar que o Audi possa segurar a liderança.
Em algumas semanas, teremos ambos os modelos em nossa garagem para outro comparativo eletrificado. Independentemente do vencedor, estes SUVs só provam que os críticos dos veículos elétricos estão errados.
Ficha técnica
Volvo XC40 Recharge Pure Electric
Preço: a partir de R$ 389.950
Motor: elétrico, dianteiro e traseiro
Potência combinada: 408 cv
Torque combinado: 67 kgfm
Câmbio: automático, 1 marcha
Freios: discos ventilados (dianteira), discos sólidos (traseira)
Suspensão: McPherson (dianteira), multilink (traseira)
Dimensões: 4,43 m (comprimento) / 1,86 m (largura) / 1,65 m (altura), 2,70 m (entre-eixos)
Porta-malas: 414 litros
0 a 100 km/h: 4,9 segundos
Vel. Máx: 180 km/h
Autonomia: 400 km (ciclo WLTP)