Aston Martin V12 Vantage: superesportivo deixa seu legado, mas marca o fim da era dos motores grandes
Divulgação
Aston Martin V12 Vantage: superesportivo deixa seu legado, mas marca o fim da era dos motores grandes

Após 15 anos de produção ininterrupta, a Aston Martin tira de linha um dos modelos mais icônicos já fabricados, o V12 Vantage e com esta linhagem única chegando ao fim, a marca britânica resolveu lançar um novo modelo para encerrar a trajetória.


O novo V12 Vantage limitada a 333 exemplares para todo o mundo e desde que o seu fim foi confirmado em dezembro de 2021, todas as unidades já haviam sido vendidas antes do lançamento.

Desde o momento em que o primeiro V12 Vantage RS Concept foi exibido em 2007, clientes e fãs em todo o mundo se apaixonaram pela ideia de encaixar o maior motor em um modelo menor e mais esportivo.

Por falar nisso, o motor V12 (60 graus) de 5,2 litros  desenvolve 700 cv a 6.500 rpm e 76,78 kgfm de torque de apenas 1.800 rpm a 6.000 rpm. Com uma velocidade máxima de 321 km/h,  atinge 100 km/h em cerca de 3,5 segundos.

A Aston Martin explica que com o uso extensivo de materiais mais leves para reduzir peso em todo o carro – o esportivo tem uma relação potência-peso de 390 cv por tonelada, um aumento de mais de 20% em relação ao Vantage com motor V8.

Leia Também

Leia Também

Para uma potência de frenagem compatível com seu desempenho, o bólido conta com sistema Carbon Ceramic Braking (CCB) de série. Na frente, discos (410 mm x 38 mm) com pinças de 6 pistões, e na traseira os discos (360 mm x 32 mm) com pinças de 4 pistões.

Completando o pacote dinâmico, o Vantage recebeu novas rodas de liga leve de 21 polegadas oferecidas em preto acetinado ou preto acetinado diamante torneado, além de uma opção leve opcional disponível em preto acetinado, que economiza mais 8 kg.

Além disso, a marca pôde customizar a cor dos destaques de diamante com a da carroceria ou do pacote gráfico disponível do serviço personalizado Q by Aston Martin. Os pneus Michelin Pilot 4S de alto desempenho – 275/35 R21 na dianteira e 315/30 R21 na traseira – são de série.

A produção do V12 Vantage – cuja carteira de pedidos já havia sido fechada devido à alta demanda – deve começar no primeiro trimestre de 2022, com as primeiras entregas programadas para começar no segundo semestre de 2022, inclusive no Brasil.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários