A nova geração da Nissan Frontier é lançada em Puerto Iguazu (Argentina), tanto para o mercado local, quanto para o brasileiro. A novidade chegará às lojas no final do mês com aprimoramentos estruturais, novos equipamentos, e principalmente, com seu visual renovado.
Além do mais, a Nissan Frontier ganha novas versões para aumentar a capacidade de suprir a procura por uma picape . São elas: S 4x4 MT (R$ 230.190), SE 4x4 MT (R$ 258.990), Attack 4X4 AT (R$ 263.690), XE 4x4 MT (R$ 278.990), Platinum 4x4 AT (R$ 314.590) e PRO4X 4x4 AT (R$ 314.590).
Destaque para os novos faróis de LED e lanternas com quatro projetores, grade e pára-choques com visual mais robusto, inscrição “Frontier” na dianteira e na tampa da caçamba. Um destaque extra da linha em termos de design é a nova versão PRO-4X , que aposta no estilo aventureiro, com para-lamas exclusivos ao acabamento dos bancos. Até mesmo o logo da Nissan é diferenciado, na cor vermelha.
A caçamba, agora, tem uma altura maior em relação à sua antecessora – 25 mm, perto da cabine, e até 50 mm nas laterais, perto da tampa – tendo capacidade para receber até 1.054 litros de carga. E a capacidade é de 1.043 kg.
Dentro, o espaço tem ganchos com argola móvel em forma de “D” posicionadas na parte inferior, perto do assoalho, que dá mais opções de fixação de cargas dos mais diferentes tamanhos. Cada um deles têm capacidade de carga de até 400 kg. E ainda há uma tomada de 12V para permitir a conexão de dispositivos eletrônicos de lazer ou de trabalho.
Além disso, a tampa do compartimento recebeu dois amortecedores que reduziram o peso na hora de sua abertura, permitindo que se possa manipulá-la com apenas uma mão.
No interior, vemos os bancos que, segundo a marca, utilizam como base tecnologia desenvolvida pela NASA para eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o condutor.
Além disso, traz painel de instrumentos de 7 polegadas e multimídia de 8 polegadas , com conectividade para celulares. Além do mais, vem com teto solar, ar-condicionado digital de duas zonas, saídas de ar para o banco traseiro e 27 compartimentos.
Migrando para os itens de segurança, traz o Alerta Avançado de Colisão Frontal (PFCW), que monitora dois veículos à frente e o veículo diretamente à frente para reduzir o risco de acidentes com vários carros em um eventual engavetamento, por exemplo. Ele atua em conjunto com o Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), cuja função é frear o veículo caso o motorista não atue.
Além disso, vem com o Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW), que emite alertas sonoro e visual caso o veículo se aproxime da faixa de sinalização da pista , caso o pisca de mudança de pista não esteja acionado. Ao mesmo tempo, o Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDP) age automaticamente para trazer o veículo de volta ao centro da pista, atuando no sistema de freios das rodas opostas.
Outra tecnologia que estreia na picape é o Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (DAA), que avisa o motorista para fazer pausas e fornece avisos sonoros quando são detectados possíveis sinais de fadiga, como mudanças no estilo de direção ou no comportamento da direção.
Como se não bastasse, também traz Alerta de Ponto Cego (BSW), que ajuda a evitar colisões com outros veículos por falta de visibilidade no ponto cego enquanto o veículo está em movimento, também por meio de alertas sonoro e visual. O sistema de Assistente Inteligente de Ponto Cego (BSI) complementa com o acionamento do sistema de freios , também nas rodas opostas de onde estaria o outro carro, para corrigir a trajetória.
Com o foco na comodidade, conta com a visão 360º Inteligente integrada com o sistema de Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD). Quatro câmeras (embaixo dos dois retrovisores externos, tampa traseira e grade dianteira) ajudam os motoristas a perceber pessoas, objetos e carros ao redor e se aproximando do veículo.
O sistema também conta com o monitor off-road , que é projetado para permitir visibilidade total dos obstáculos no entorno, em baixas velocidades, quando a tração nas quatro rodas está acionada.
Já o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) reduz o estresse da visibilidade limitada ao sair de uma vaga de estacionamento . A função monitora a traseira do veículo e avisa o motorista se outro veículo ou objeto estiver se aproximando de um dos lados, emitindo alertas sonoro e visual.
Para a condução noturna, a Nova Nissan Frontier é equipada com o Assistente de Altura e Intensidade dos Faróis (HBA). Ele entra em funcionamento quando o motorista estiver dirigindo à noite, em velocidades acima de 30 km/h.
Impressões
Pudemos testar a picape tanto em uso urbano, quanto em um fora-de-estrada bem exigente. Por ser uma das únicas no segmento com suspensão do tipo multilink, a diferença de conforto que podemos sentir é bem notável, quando comparamos com outra de arquitetura convencional. É bem mais macia e previsível, além de não notarmos diferença na capacidade de entregar robustez.
No console central, próximo da alavanca do câmbio , um seletor permite a escolha do modo de condução entre quatro opções: Standard – ideal para situações normais na cidade e estrada; Sport – mantém a posição de marcha mais baixa levando a rotações mais altas.
Há também o modo Off Road – modula o acelerador para manter as rotações altas e ganhar força em baixas velocidades e o Tow – ideal para ser usada com carga máxima ou ao se puxar um reboque. Fornece freio motor mais forte e mantém a posição de marcha mais baixa.
A Nova Nissan Frontier 2023 possui duas configurações de motor a diesel. Uma com 163 cv e 43,3 kgfm, e outra com dois turbos, de 190 cavalos e 45,9 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de 7 marchas.
Avaliamos todas as funções, menos a de reboque, no modelo de 190 cv. Como o torque máximo do motor está disponível em apenas 1.500 rpm, a aceleração é bem progressiva e não dá aquelas “cabeçadas” ao pisar no acelerador.
Variamos também o seletor de tração 4X2, 4X4 High e 4X4 Low, com o uso do blocante do diferencial traseiro . Mesmo ao encarar a lama, a picape sempre se manteve longe do risco de atolamento. A forma como ela despeja a tração, de maneira linear, contribui tanto para que prossiga na trilha, quanto que se mantenha no controle.
A boa distância do solo e os ângulos de ataque e de saída também permitiam passar por cima de galhos e pedras. A Nova Nissan Frontier tem 31,6º de ângulo de ataque, 25,7º de saída e 25,2 cm de vão livre, o que permite que ela supere os obstáculos mais severos. De fato, os freios estão entre os melhores do segmento, com discos nas quatro rodas.
Preços
Frontier S 4x4 MT – R$ 230.190
Frontier SE 4x4 MT – R$ 258.990
Frontier Attack 4X4 AT – R$ 263.690
Frontier XE 4x4 MT – R$ 278.990
Frontier Platinum 4x4 AT – R$ 314.590
Frontier PRO4X 4x4 AT – R$ 314.590