Com o mercado de picapes de um modo geral em ascensão, a Jeep lança a sua representante Gladiator. Como a própria marca faz questão de destacar, trata-se de um “veículo diferente de tudo o que você já viu”.
A começar pelo interessante sistema de retirada das portas e do escamoteamento do para-brisa que possibilita maior liberdade, principalmente aos jipeiros que apreciam encarar as trilhas mais desafiadoras.
Disponível em versão única - pelo menos até ver como o mercado vai reagir – Rubicon , a picape está equipada com motor Pentastar V6 aspirado de 3,6 litros que rende 284 cv a 6.400 rpm e torque de 35,4 kgfm a 4.100 rpm, que funciona com câmbio automático, de 8 marchas.
Ao contrário do Wrangler , o qual este modelo deriva, o 2.0 turbo não está disponível nem mesmo nos EUA, justificado pela proposta de capacidade de reboque da picape.
O desenho lembra bastante ao do Wrangler, bem característico dos icônicos carros da Jeep com para-lamas frontais sobressalentes, faróis redondos e lanternas sobressaltadas, que dá um certo ar de robustez ao veículo.
A proposta da picape inclui tração integral com diferenciais Dana 44 na dianteira e traseira com bloqueio mecânico, caixa de transferência central que possibilida mudar para os modelos 4x2, 4x4 automático, 4x4 50/50 e o 4x4 reduzido, com uma caixa de redução de 4:1.
Na parte interna, o Gladiator conta com tecnologia como tela de 8,4" com espelhamento Apple CarPlay e Android Auto, painel com dois mostradores analógicos e tela de 7" central, igual ao do Wrangler .
Ainda falando na parte interna, uma curiosidade é o assoalho totalmente lavável onde é possível escoar toda a água por meio de uma válvula. Além disso, a parte superior é a prova de respingos.
Ou seja, é um veículo apto a encarar qualquer desafio na terra, areia ou lama e por falar nisso, o utilitário tem ângulo de entrada de 43º, enquanto que o de saída de 26º e pode subir rampas de até 20º, com altura mínima do solo de 27 cm sem raspar a parte do assoalho.