Um ícone desde 1979, quando deixou de ser um veículo militar e passou a ser oferecido para civis, o Mercedes Classe G ostenta o estilo quadradão de jipão. Com mais de 500 mil unidades fabricadas e diversos prêmios de melhor veículo off-road, a linha 2023 do modelo chega ao Brasil na versão mais agressiva, a G63.
O novo Mercedes-AMG G 63 2023 chega à rede de concessionários de todo o país com preço público sugerido de R$ 1.869.900.
Vamos começar pelo motor biturbo V8 de 4.0 litros AMG . Ele é capaz de gerar 585 cv de potência e de 86,7 kgfm, força que é gerenciada com a ajuda do sistema de transmissão automática de nove marchas. Na prática, essa parceria faz com que o brutamonte acelere de zero a 100 km/h em apenas 4,5 segundos e atinja a velocidade final de 240 km/h, limitada eletronicamente.
A tração nas quatro rodas
apresenta distribuição de torque otimizada com uma divisão de tração entre dianteira/traseira de 40% e 60%. Segundo a Mercedes-AMG, essa configuração garante maior agilidade na estrada e melhor tração durante a aceleração.
Além disso, há os modos de transmissão "Sport", que reduz o tempo das trocas de marchas, e o "Sport Plus", que reduz drasticamente o tempo de resposta. Tudo pode ser gerenciado de acordo com o gosto e a necessidade do motorista.
Falando nisso, outro recurso que pode ser configurado visando desempenho mais dinâmico e esportivo é o do enrijecimento do amortecimento da suspensão (AMG Ride Control)
, através de três seleções: "Comfort", "Sport" e "Sport+". Elas
podem ser operadas por meio de um interruptor no console central.
Outra característica esportiva está presente no sistema de escape de fluxo duplo com saídas laterais abaixo das portas traseiras. O ruído típico do V8 pode ser ajustado em dois estágios, seja por um botão no console central ou de acordo com o modo de direção selecionado, cujo barulho pode variar do mais esportivo para o mais discreto.
Aliás, o significado da palavra discrição passa longe do Classe G . Tudo nele é superlativo, em especial ao desenho de linhas angulosas e quadradonas, mas que ainda hoje não passa despercebido. O estilo casa muito bem com as belas rodas de 22 polegadas e pneus 295/40 R22, um conjunto parrudo que é abrigado pelos arcos alargados dos para-lamas.
Internamente, o destaque é o “Widescreen Cockpit”
, disponibilizado de série para o G63, arranjo
que é composto por duas telas 100% digitais de 12,3 polegadas
posicionadas diretamente no campo de visão do motorista, que exibem todas as informações de velocidade, nível de combustível, rádio, internet, GPS, entre muitas outras. Tudo é personalizável através dos modos "Classic", "Sport" e "Progressive"
.
A respeito do conforto, a fabricante dispõe do pacote de Assentos Multicontorno Ativos com bancos dianteiros climatizados com várias funções de massagem , incluindo lombares, e até aquecimento rápido. As partes laterais dos bancos ainda contam com sistema de câmaras de ar integradas que se enchem e esvaziam de forma contínua dependendo da dinâmica de direção.
Ainda na parte do habitáculo, o Mercedes-AMG G 63
conta com extenso pacote de equipamentos de série, lista que inclui acabamento interno em fibra de carbono; ar condicionado de três zonas; iluminação ambiente de 64 cores; assistente de estacionamento com câmera 360º; sistemas de direção semiautônoma, tais como assistentes ativos de distância e frenagem, de manutenção de faixa, de ponto cego, além de muitos outros itens de conforto e conveniência.
De acordo com a marca, o SUV pode ser personalizado com uma lista de mais de 40 opções de cores e mais de 25 opções de acabamentos de bancos .
O Classe G de Arnold Schwarzenegger
Arnold Schwarzenegger, conhecido internacionalmente por suas atuações em filmes de ação e como governador da Califórnia (EUA), é também um apreciador de veículos exclusivos. Em sua coleção, há desde tanques de guerras, esportivos da Porsche e Bentley e até os grandalhões Hummer - ele foi um dos primeiros donos da versão civil do veículo militar. Nem o Mercedes-Benz Classe G ficou de fora. Um dos seus exemplares foi transformado para elétrico pela empresa austríaca Kreisel. Nem poderia ser diferente, uma vez que o astro é garoto propaganda do SUV.