Xodó dos rappers e outras pessoas que desejam chamar atenção e, ao mesmo tempo, aproveitar todo o desempenho da máquina, o Lamborghini Urus nem precisa ser modificado para se distinguir nas ruas. Mas essa não é a opinião da 1016 Industries, empresa que adaptou o SUV superesportivo para se tornar uma versão em tamanho real do carrinho da Hot Wheels.
Conhecida por seus trabalhos ousados, a customizadora instalou um kit para alargar a carroceria, novas rodas Forgiato, e o mais importante, uma cobertura em vinil para reproduzir o jeito da pequena réplica. Spoiler, arco das rodas, capô, spoiler traseiro e saias laterais são feitos de fibra de carbono.
Claro que o mais chamativo é a pintura lateral. Ostentar a face e a boca arreganhada de um tubarão é um costume que se popularizou nos caças da Segunda Guerra Mundial. Tem coisas que não saem de moda.
No post da 1016 no Instagram, não foram mencionadas mudanças mecânicas. O fato é que o propulsor V8 já é suficiente para superar a tração por fricção do Hot Wheels.
Segundo dados oficiais, o propulsor 4.0 gera 650 cv a 6.000 rpm e 86,7 kgfm a apenas 2.250 rpm, tudo regido pelo câmbio automático de oito marchas. A tração integral ajuda o SUV a ir de zero a 100 km/h em 3,6 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 305 km/h.
Não é muito claro se a 1016 usou o Urus de primeira fornada como carro base. Se for o Urus S, modelo que substituiu o original, o oito cilindros gera 666 cv (mera coincidência) a 6.000 rpm e o mesmo torque. Há um pequeno ganho de desempenho, com a arrancada até os 100 km/h sendo vencida em 3,5 s. A máxima continua a mesma.
Embora a empresa não diga qual é a versão, não parece ser o Urus Perfomante, que corta 45 kg do peso, tem outros ajustes específicos e baixa a partida da imobilidade aos 100 km/h para apenas 3,3 s. Quem não quer brincar de Hot Wheels agora?