O Lada Niva ainda é um carro querido para os brasileiros, algo esperado, uma vez que ele foi importado para aqui. O modelo chegou em 1990 com uma combinação matadora: bom preço e capacidade fora de estrada invejável. Características que o ajudaram a sobreviver também na Rússia, sua terra natal. Embora tenha sido lançado em 1977, o SUV deve viver para completar 50 anos de produção, indica o jornal Kommersant .
Em entrevista ao veículo de imprensa, o CEO da AutoVAZ, Maxim Sokolov, afirmou que o "Niva vai alcançar, definitivamente, seu aniversário de meio século".
A decisão não foi motivada apenas pelo carinho pelo veículo, também há uma justificativa mercadológica. O Niva vendeu 3.135 unidades no mês de junho, o que garante a sua sobrevivência.
Sokolov confirma que, a despeito do sucesso, o Lada não vai ficar (mais) parado no tempo, há mudanças vindo por aí. Um novo facelift será a primeira delas, mas a grande novidade é a adoção de uma nova mecânica.
Atualmente, o 4X4 tem motor 1.7 a gasolina de 81 cv e 13,1 kgfm, um quatro cilindros que pode ser substituído pelo 1.6 do compacto Vesta. Pode parecer uma pequena melhora, mas o propulsor novo gera 104 cv e 15 kgfm.
Mas também é especulada uma nova versão esportiva, algo que remete aos antigos Nivas do Paris Dakar e outros ralis, um 1.6 16V de 122 cv, sem torque definido.
A Guerra da Ucrânia prejudicou a indústria automotiva russa, no entanto, a produção de veículos mais antigos, sem tanta tecnologia e com peças produzidas na Rússia, está sendo uma das soluções para a AutoVAZ continuar operando, ainda que as sanções sejam pesadas.