A Fiat Strada lidera o mercado automotivo brasileiro, mas ela não incorpora a mais que desgastada expressão de que em time que está ganhando, não se mexe. Para enfrentar novos rivais que chegaram ao mercado, a picapinha já havia estreado uma nova geração, adotado câmbio automático e, agora, recebe o motor 1.0 turbo usado pelos SUVs Pulse e Fastback.
É a principal novidade da linha 2024, embora as demais versões também tenham passado por modificações. Sei que o assunto são as opções com motor turbo, no entanto, elas terão que esperar um pouco, pois tenho que começar pelo início da gama.
Dito isso, a Strada Endurance (R$ 100.990 - R$ 1 mil a mais) também tem novo motor, o já conhecido 1.3. No entanto, ele agora rende 107/98 cv e 13,6/13,1 kgfm (etanol/gasolina), contra 109/101 cv e 14,2/13,7 kgfm do antigo ajuste. A despeito disso, ainda é uma bela evolução frente o 1.4 de 88/85 cv e 12,5/12,4 kgfm, o propulsor 1.3 anterior. Somado a isso, a direção passou a ser elétrica - apenas a 1.4 mantia a defasada direção hidráulica.
Para você ter uma noção, a Endurance 1.4 antiga fazia de zero a 100 km/h em 12,3 segundos, face 11,6 s da nova, ainda que o 1.3 tenha perdido em rendimento.
O propulsor é utilizado ainda nas versões Freedom (R$ 106.990 Cabine Simples e R$ 112.990 manual), ambas R$ 1 mil a mais, e Volcano (R$ 114.990 manual e R$ 120.990 CVT), R$ 2 mil extras.
Vamos agora às versões Ranch e Ultra (R$ 132.990 para as duas), ambas com propulsor 1.0 turbo CVT. O três cilindros turbinado entrega 130/125 cv (etanol/gasolina) e 20,4 kgfm de torque, sendo sempre casado ao câmbio de variação contínua e sete marchas simuladas. A Ranch 1.3 saia por R$ 126.990, ou seja, R$ 6 mil de aumento.
É uma bela melhora em comparação ao 1.3 CVT. Enquanto a turbo parte do zero e chega aos 100 km/h em 9,5/9,8 s e chega aos 180/178 km/h, a anterior fazia o mesmo em 11,2/12,4 s e tocava nos 169/165 km/h, números que decepcionavam.
As duas têm visual frontal diferente das demais. Os faróis de LEDs permanecem os mesmos, mas a grade é nova e se liga em um elemento em forma de X (à moda Mitsubishi), destaque que vai até o para-choque dianteiro novo, peça que tem novos nichos para os faróis de neblina de LEDs e uma proteção inferior. Em nome da esportividade, há um friso vermelho abaixo da grade na Ultra e prateado na Ranch. No geral, a sensação de largura ficou mais acentuada.
Entre as versões, mudam os pneus de uso misto para a Ranch e de rua para a Ultra, como também as rodas, que têm acabamento diamantado com aros internos pretos ou miolo preto, respectivamente.
Por dentro, a Ranch tem acabamento marrom nos enxertos dos puxadores de porta, bancos e volante, pontos que passam a ter finalização vermelha na Ultra. Nas duas, o volante também é diferente, passando a ser o mesmo dos primos SUV - com direito ao botão Sport vermelhinho. Os comandos de áudio ficam na parte de trás do volante, o que não ajuda na intuitividade, ficando próximos das aletas para trocas sequenciais.
Ainda há a Edizione 25 anos, que comemora o aniversário de lançamento da Strada original, traz a cor exclusiva Cinza Strato, teto bicolor preto, caixa para objetos na caçamba, para barro e rodas inteiramente pretas. A edição é limitada a 1.025 carros (com plaquinha numerada no interior) e sai por R$ 135.990.