Jeep Grand Cherokee 4xe pretende consolidar Jeep no segmento de SUVs premium
Divulgação/Jeep
Jeep Grand Cherokee 4xe pretende consolidar Jeep no segmento de SUVs premium

Após dois anos de ausência no mercado, o Grand Cherokee está de volta ao Brasil. A quinta geração do SUV chega com visual mais moderno e contemporâneo, mas a principal novidade está debaixo da roupagem: A opção  híbrida plug-in “4xe”, que estreou por aqui no Compass , mas que é diferente no irmão maior.

O motor V6 3.0 da antiga geração foi substituído pelo 2.0 turbo , quatro cilindros capaz de entregar 272 cv de potência e 40 kgfm de torque - o mesmo da Ram Rampage e Wrangler . Ao contrário do aplicado nos companheiros, esse propulsor é auxiliado por dois motores elétricos : Um com 44 cv e 5,4 kgfm de torque e outro de 135 cv e 27 kgfm de torque. A potência máxima combinada é de 380 cv e o torque total é de 64,9 kgfm. 

O câmbio é automático de oito velocidades, enquanto o alcance máximo em modo exclusivamente elétrico é de apenas 29 km . Apesar disso, o consumo de combustível é de 19,3 km/l na cidade e na estrada , segundo a Jeep. Por ser um híbrido do tipo plug-in , o Grand Cherokee pode ser recarregado em tomadas domésticas ou estações de recarga. Em uma tomada de 220 V, os 17,3 kWh de capacidade das baterias são recarregados em até 2h30 .

Visual traseiro do Jeep Grand Cherokee 4xe possui inspiração no Grand Wagoneer
Divulgação/Jeep
Visual traseiro do Jeep Grand Cherokee 4xe possui inspiração no Grand Wagoneer

O funcionamento dos motores elétricos é gerenciado automaticamente. No modo híbrido, o motor menor trabalha recarregando as baterias de alta tensão e auxiliando o motor a combustão, enquanto o propulsor mais potente, acoplado ao câmbio, pode fornecer torque para as rodas. Essa tecnologia permite que o Grand Cherokee tenha tração 4x4 permanente em todos os modos de condução.

Por falar nos modos de condução, o SUV conta com cinco (Auto, Sport, Neve, Areia/Lama e Pedra), que calibram o sistema de direção, tração, frenagem, conforme padrões pré-estabelecidos.

Jeep Grand Cherokee 4xe tem porte de BMW X5 e Volvo XC90 e é maior que o BYD Tan
Divulgação/Jeep
Jeep Grand Cherokee 4xe tem porte de BMW X5 e Volvo XC90 e é maior que o BYD Tan

Medindo 4,91 m de comprimento , 2,14 m de largura, 1,79 m de altura e 2,96 m de entre-eixos, o Grand Cherokee é o maior veículo oferecido pela Jeep no Brasil, mas, ao contrário do Commander, pode  carregar apenas cinco ocupantes . Nos Estados Unidos, a versão de sete lugares é a L, que custa mais caro e possui entre-eixos mais longo. O espaço no porta-malas é de 580 litros. Embora carros híbridos costumem adotar tanques menores, o modelo não é desses e leva até 72 litros de gasolina.

Importado dos Estados Unidos , o Grand Cherokee aposta em auxílio à condução para conquistar o público. A única versão oferecida no Brasil traz de série frenagem autônoma de emergência , monitoramento de mudança de faixa ativo, piloto automático adaptativo com Stop & go , câmera 360º e off-road, farol alto automático, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, controles de descida e subida e oito airbags (frontais, laterais, cortina e joelhos), além dos obrigatórios controles de tração e estabilidade.

Interior não foge muito dos outros Jeeps, mas tela para o passageiro é o diferencial
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Interior não foge muito dos outros Jeeps, mas tela para o passageiro é o diferencial

Internamente, o Grand Cherokee conta com painel de instrumentos de 10,25 polegadas, Head-up Display de 10” e central multimídia de 10,1” sensível ao toque. A multimídia permite conexão com múltiplos aparelhos e oferece uma tela exclusiva para o passageiro, que permite acessar dados da central multimídia e navegação. Além das quatro telas , o SUV oferece retrovisor interno digital, carregador de smartphone por indução, 4 entradas USB e 4 USB-C.

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