Em breve, o mercado brasileiro receberá uma nova adição da Honda : o novo CR-V híbrido. Durante a apresentação do novo Honda Accord, a marca japonesa confirmou o SUV , porém afirmou que o ZR-V chegará antes, no final de outubro, com apresentação à imprensa no próximo dia 27. Já o CR-V está previsto apenas para o início do próximo ano.
A Honda visa competir com modelos como o Toyota RAV4 , BYD Song Plus e o GWM Haval H6 . O preço ainda não foi divulgado, mas, considerando os preços nos Estados Unidos, podemos fazer uma comparação com o recém-lançado Accord Touring Hybrid, que custa US$ 38.190, valor próximo dos US$ 39.500 cobrados por um CR-V Sport Touring Hybrid - a versão que será trazida. Nesta lógica, o valor pode ficar próximo dos R$ 324 mil pedidos para levar o sedã para casa. Caberá ao ZR-V 2.0 aspirado cumprir o papel de SUV na escala abaixo dos R$ 300 mil.
Voltando ao CR-V, a atração maior é a motorização híbrida e:HEV , que combina um motor térmico 2.0 16V aspirado, que opera no ciclo Atkinson (mais econômico que o ciclo Otto convencional), gerando 145 cv de potência e 17,8 kgfm de torque. Este motor trabalha em conjunto com dois motores elétricos posicionados dentro de uma ‘’caixa de câmbio’’ chamada e-CVT . Um motor atua como gerador de energia, enquanto o segundo fornece tração.
O motor elétrico de tração entrega 184 cv de potência e 34,1 kgfm de torque, sendo responsável por impulsionar o modelo na maioria das situações. O motor a combustão entra em cena, principalmente, em velocidades de cruzeiros mais altas, operando de maneira eficiente em termos de consumo e emissões. No total, o modelo entrega 207 cv , a mesma cavalaria do Accord e Civic .
A diferença fica por conta da tração nas quatro rodas do SUV. O diferencial traseiro é acionado de maneira automática em acelerações ou terrenos de baixa aderência. O diferencial traseiro se diferencia por ser elétrico
O visual arrojado já é conhecido e inspirado no irmão maior - o Honda Passaport. Comparado à geração anterior, o novo CR-V apresenta um design com vincos pronunciados e uma linha de cintura mais acentuada. Além disso, as dimensões foram ampliadas: ele está 1 cm mais largo, com 1,86 m, 6,8 cm mais comprido, chegando aos 4,69 m e com um aumento de 4 cm a mais de entre eixos, totalizando 2,70 m, e a altura manteve-se em 1,69 m.
No interior, o visual é parecido com o que encontramos em outros modelos, como o Civic e Accord. Os painéis de portas e a parte superior do painel oferecem acabamento macio ao toque e emborrachado. O destaque fica para a multimídia de 12,3 polegadas com conexão de celulares sem fio e o cluster de instrumento digital de 10,2 polegadas em TFT .
Em termos de segurança, o CR-V estará equipado com o conhecido pacote Honda Sensing , que inclui recursos como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, farol alto automático e sistema de centralização em faixa.