Assim como o Audi A3 , que recebeu um facelift no ano passado, agora é a vez dos irmãos esportivos, o S3 sedã e o S3 hatchback , ganharem uma nova aparência mais agressiva, com mais tecnologia embarcada, além de um interior renovado e uma calibração na potência que equipara o S3 ao Volkswagen Golf R das edições limitadas. A atualização de meia-vida ocorrerá na Europa nos próximos meses e em seguida será lançada em outros mercados.
A dianteira mantém o conjunto óptico full LED (Matrix), mas a grade e os para-choques foram redesenhados. A grade agora possui uma nova malha com elementos cromados em formato de ‘’L’’, substituindo o padrão colmeia do modelo anterior. Nos lados do para-choque, os dutos de ar foram ampliados, com detalhes prateados na borda, além de um novo spoiler que adiciona uma sensação visual de menor altura ao S3.
Nas laterais, as rodas de 18 polegadas (pneus 225/40) ou 19 polegadas (pneus 235/35) também receberam um novo design, mais refinado e com pinças de freio vermelhas, que foram aumentadas em quatro milímetros na dianteira, melhorando o desempenho de frenagem, segundo a Audi.
Na traseira, as lanternas mantém o mesmo formato, mas a assinatura luminosa na tampa do porta-malas foi alterada. O para-choque também foi alterado para seguir as mesmas linhas da grade dianteira - elementos em ‘’L’’, que a fabricante alemã chama de ‘’Singleframe’’.
No interior, algumas melhorias foram implementadas. Destaca-se o novo design do volante, que passa do formato central retangular, visto nos novos modelos da Audi, para o tradicional e antigo circular, juntamente com novas aletas para troca de marchas atrás do volante. As saídas de ar e o seletor de marchas também passaram por pequenas alterações. Além disso, a iluminação no painel, no console e nas portas foi aprimorada, enquanto o sistema de som agora é fornecido pela Sonos em vez da Bang & Olufsen. A tela central permanece com as mesmas 10,1 polegadas.
Sob o capô, o motor 2.0 turbo a gasolina recebeu melhorias, entregando agora 333 cv e 42,8 kgfm de torque, em comparação com os 310 cv e 40,8 kgfm de torque do modelo anterior. A transmissão continua sendo a S-tronic de sete velocidades e dupla embreagem, mas agora com trocas mais rápidas, segundo a fabricante.
O S3 acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, com o torque máximo disponível entre 2.100 e 5.500 rpm. Sua velocidade máxima é limitada a 250 km/h. O sistema de tração integral é o mesmo utilizado no RS3 , com duas embreagens individuais para as rodas traseiras, proporcionando maior agilidade e estabilidade.