BYD King chega como novidade no segmento de sedãs médios e pode ocupar vaga deixada pelo Civic
Luiz Felipe Forelli/iG
BYD King chega como novidade no segmento de sedãs médios e pode ocupar vaga deixada pelo Civic

A BYD finalmente apresentou o sedã médio King  no mercado nacional. A principal aposta dos chineses promete abalar o grande rei do segmento dos médios, o Toyota Corolla . A BYD aposta forte no consumo de combustível e tecnologia para conquistar a clientela exigente.

Ao contrário do Corolla , um híbrido tradicional, o King é plug-in , e chega como o híbrido mais acessível do país, bem como o plug-in mais em conta do mercado brasileiro .

A novidade chega em duas versões: GL e GS , com a principal diferença sendo o tamanho das baterias do sistema elétrico, que é de 8,3 kWh na opção GL e 18,3 kWh na GS, além de diferenças na potência do motor elétrico.

De Série, o BYD King já oferece assistente de partida em rampa, controle de cruzeiro, freio de estacionamento eletrônico, função auto-hold, sensores de estacionamento, espelhos elétricos e 4 entradas USB, câmera 360º e ajustes elétricos para o banco do motorista (ajustes para o passageiro somente na opção GS).

Em termos de segurança, são seis airbags (frontais, laterais dianteiros e de cortina), direção assistida eletricamente, frenagem inteligente com função de “frenagem confortável”. Vale ressaltar que a suspensão traseira é do tipo eixo de torção, mais simples que o sistema multi-link dos rivais.

Visual

BYD King é evolução do Qin Plus, que havia sido prometido para o Brasil em 2021
Divulgação
BYD King é evolução do Qin Plus, que havia sido prometido para o Brasil em 2021

Externamente, o King traz um visual bem comportado. A dianteira se destaca pelos filetes cromados horizontais e o acabamento em preto brilhante. Os faróis em LED contam um detalhe que se prolonga até a lateral do veículo. Na GS, um filete de LED conecta os faróis. As rodas também apostam no acabamento diamantado para se destacar da multidão, além de ser um acabamento que os brasileiros gostam, e os pneus são de medida 215/55R17.

Para o mercado brasileiro, BYD King não oferece teto solar
Divulgação
Para o mercado brasileiro, BYD King não oferece teto solar

Na traseira, o caimento do teto chama a atenção. Enquanto o Corolla tem um ângulo de vidro traseiro e um porta-malas com design mais tradicional, digno de três volumes, o King aposta em linhas diferenciadas, com um caimento de teto mais suave, lembrando até modelos de carroceria Fastback, um recurso utilizado pelo  Honda Civic de nona e décima geração.

Além disso, as lanternas são em LED e contam com um filete de LED que percorre toda a traseira do modelo, um recurso já visto em diversos modelos da BYD e também de outras marcas.

Design interno:

Interior conta com visual bem tradicional, ao contrário do BYD Dolphin, por exemplo
Luiz Forelli Santana/iG
Interior conta com visual bem tradicional, ao contrário do BYD Dolphin, por exemplo

Em linhas gerais, a cabine do King é bem sóbria e lembra mais a apresentada pelo sedã  100% elétrico da marca chinesa, o Seal . Mesclando plásticos cinza com prata, os bancos em couro cinza claro - que mais parece branco - dão um destaque diferenciado ao modelo.

Além dos seis airbags e ajustes de bancos para os motoristas, o King  conta com a tradicional tela flutuante e rotativa da BYD , que no caso do sedã traz 12,8” e possui conexão com Android Auto e Apple CarPlay . O painel de instrumentos é digital e em LCD, com 8,8 polegadas. O modelo permite atualizações remotas, comandos de voz intuitivos.

Motorização é uma das principais armas para enfrentar o segmento

Motorização é a mesma utilizada pelo SUV Song Plus
Divulgação
Motorização é a mesma utilizada pelo SUV Song Plus

Além de rivalizar com Honda Civic , que é importado híbrido da Tailândia, Nissan Sentra , proveniente do México e somente a combustão, o principal rival do BYD King será o Toyota Corolla nas versões híbridas.

A missão do King não é brigar com o japonês, mas sim superá-lo . O desafio será grande, visto que em 2023 o Corolla vendeu 42.923 unidades (77,9% do segmento), enquanto este ano, possui 13.313 unidades emplacadas, sendo detentor de 65% do segmento.

Além dos preços mais acessíveis, o King aposta no sistema DM-i de propulsão, capaz de fazer o modelo rodar 80 km em modo exclusivamente elétrico, segundo a medição do Inmetro. De acordo com a marca, com a bateria e o motor a combustão em funcionamento - e totalmente abastecidos -, o modelo na versão GS pode percorrer até 1.200 km , fazendo médias de 25,6 km/l.

O sistema DM-i prioriza sempre o uso da energia elétrica para mover o veículo. A potência combinada é de 209 cv na versão GL e 235 cv e 33,1 kgfm de torque, enquanto na opção GL, que traz baterias menores e motor elétrico mais fraco, são apenas 209 cv e 32,2 kgfm de torque. A aceleração de zero a 100 km/h é de 7,9 segundos na opção mais fraca e 7,3 s na opção mais potente. O Corolla Híbrido , por exemplo, leva 12 segundos, segundo a Toyota .

Dimensões:

BYD King possui porte similar aos seus concorrentes de segmento
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BYD King possui porte similar aos seus concorrentes de segmento


Quem procura um sedã , geralmente procura também espaço interno. O King conta com 4,78 metros de comprimento; 1,49 m de altura; 1,83 m de largura e 2,71 m de distância entre os eixos. O porta-malas comporta 450 litros de capacidade.

Cores e preços:
Segundo a BYD , o King será oferecido nas cores branco, cinza e preto, com o interior preto e cinza. Com garantia de seis anos para o veículo e oito anos para as baterias, os preços públicos são de R$ 175.800 na versão GL e R$ 178.800 na versão GS .

Quem adquirir o modelo em pré venda, aberta até amanhã (19/06), terá um desconto de R$ 6 mil em ambas as versões, que saem, portanto, por R$ 169.800 e R$ 181.800, respectivamente.

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