GWM Ora 03 Skin
Luiz Forelli Santana/iG
GWM Ora 03 Skin

O crescente interesse dos brasileiros por veículos elétricos foi tema de um estudo conduzido pelo mestre em psicologia e especialista em comportamento do consumidor, Roberto James. Segundo a pesquisa, divulgada pelo Portal Terra, 70% dos 203 entrevistados de várias partes do Brasil, com idades entre 18 e 65 anos, disseram ter interesse em adquirir um carro elétrico.

James destacou que 30% dos entrevistados comentaram em se preocupar com o meio ambiente como a principal motivação para essa escolha. “Um dado relevante é que não houve diferença significativa em relação à renda dos entrevistados,” afirmou James. Ou seja, aparenta que a sustentabilidade, portanto, é uma preocupação comum entre os consumidores de diferentes faixas econômicas.

Outras razões mencionadas incluem a economia de combustível e a conveniência de carregar o veículo em casa. Cerca de 42% dos entrevistados disseram que a eletricidade é mais barata que a gasolina e que não precisar mais ir ao posto de combustível é uma grande vantagem. “Eletricidade ser mais barata do que gasolina,“não preciso mais ir ao posto de combustível,” e “vou poder abastecer em casa” foram alguns dos argumentos que somaram essa porcentagem.

Apesar do entusiasmo, ainda existem dúvidas sobre a troca de veículos a combustão por elétricos. “Existe uma grande expectativa sobre o carro elétrico ser o resolvedor de diversos problemas e no Brasil não é diferente,” comentou o especialista.

BYD Dolphin EV 2024
Luiz Forelli Santana/iG
BYD Dolphin EV 2024

Quando questionados sobre quanto estariam dispostos a pagar a mais por um carro elétrico, mais de 30% dos entrevistados responderam que não pagariam nem um real a mais. No entanto, mais de 50% comentaram que aceitariam pagar até 20% a mais por um veículo elétrico.

Na conclusão do estudo, James fez sua observação: “Enquanto houver reservas de petróleo suficientes para a demanda de combustíveis, os veículos a combustão terão seu mercado. Aquele que facilitar a jornada do consumidor terá grandes chances de conquistar o mercado.”

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!