BYD Song Pro é o mais recente lançamento da BYD no Brasil
Luiz Forelli Santana/iG
BYD Song Pro é o mais recente lançamento da BYD no Brasil

A BYD  segue sua ofensiva no mercado brasileiro e apresentou o Song Pro nesta quarta-feira (10). O modelo chega repetindo a estratégia utilizada pelo sedã King : Duas versões, motorização híbrida plug-in e tendo como principal rival o híbrido de maior destaque no mercado, nesse caso, o Toyota Corolla Cross .

A novidade desembarca oficialmente no Brasil com preços de R$ 189.800 na versão GL e R$ 199.800 na opção GS . É importante ressaltar que esses valores são especiais para as primeiras três mil unidades do SUV , e os preços “cheios” não foram revelados pela fabricante chinesa. Considerando o recém lançado King , os valores promocionais foram R$ 6 mil abaixo dos valores finais do sedã, portanto, é de se esperar algo próximo para o Song Pro .

Motor e alcance

Motor 1.5 aspirado do BYD Song Pro
Divulgação/BYD
Motor 1.5 aspirado do BYD Song Pro

Já que mencionamos o King é válido partir logo para a motorização do Song Pro , que é similar à apresentada pelo sedã. O SUV conta com motor 1.5 aspirado de 98 cv de 12,4 kgfm de torque e motor elétrico de 197 cv e 30,59 kgfm de torque. A potência combinada é de 223 cv na versão GL (a mais acessível) e na GS a potência sobe para 235 cv, a mesma cavalaria do King GL e Song Pro .

Em termos de performance, a BYD afirma que o SUV faz de zero aos 100 km/h em 7,9 segundos na versão GS e 8,3s na opção GL e a velocidade máxima é limitada a 185 km em ambos os casos.

No Song Pro GL, as baterias são de 12,9 kWh e garantem 71 km de alcance elétrico em medição NEDC (chinesa), enquanto na opção GS, as baterias são de 18,3 kWh (mesma capacidade de King GL e Song Plus) e o alcance elétrico é de 110 km, também em ciclo chinês.

Por ser um híbrido plug-in , o modelo pode ser recarregado em tomadas domésticas, wallbox ou eletropostos, com potência máxima de 6,6 kWh em carregamento AC (corrente alternada). A BYD informa até 1.100 km com a bateria e tanque de gasolina cheios, mas o Inmetro afirma que a autonomia total da versão GL é de 68 km em modo elétrico e 780 km considerando os dois motores. Vale ressaltar que o Song Pro consegue transferir energia para equipamentos elétricos por conta da tecnologia V2L .

Visual e interior

BYD Song Pro
Luiz Forelli Santana/iG
BYD Song Pro

Externamente, o Song Pro apresenta elementos vistos nos demais modelos da marca chinesa como a faixa prateada ligando os faróis e uma grade dianteira com tamanho bem avantajado. A traseira conta com aerofólio e lanternas que vão de canto a canto do SUV . Vale destacar ainda o para-choque que traz a luz de ré e um detalhe prateado na coluna C do modelo.

Internamente não há muita novidade. A BYD aproveita muito do Song Plus e traz o mesmo volante e bancos para o novo modelo. As linhas internas e saída de ar, por exemplo, são bem parecidas nos dois carros, mas alguns detalhes - a ausência de iluminação interna, por exemplo- indicam que o Pro é o mais acessível da família. 

BYD Song Pro
Luiz Forelli Santana/iG
BYD Song Pro

A tradicional central multimídia flutuante e giratória de 12,8 polegadas está presente e traz câmera 360º, gps integrado, conexão 4G, aceita comandos por voz e permite espelhamento com Apple CarPlay e Android Auto.

O Song Pro mede 4,73 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,71 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. É maior que Toyota Corolla CrossJeep Compass e Volkswagen Taos , por exemplo.

Com capacidade para transportar cinco passageiros, o Song Pro conta com porta-malas de 520 litros de volume , que pode ser ampliado para 1339 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. No bagageiro do SUV o cliente irá encontrar o kit de reparo dos pneus e o adaptador para a função V2L, aquela que permite usar a bateria como fonte de energia, oferecida de série no modelo.

BYD Song Pro
Luiz Forelli Santana/iG
BYD Song Pro

Equipamentos de série e segurança

O Song Pro oferece os seguintes itens de assistência ao motorista: direção elétrica, freios abs, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, função de “frenagem confortável”, controle de cruzeiro, freio de estacionamento eletrônico e monitor de pressão dos pneus.

A marca diz que esses equipamentos fazem parte do “ ADAS pacote 1”, mas os rivais do Song Pro já contam com piloto automático adaptativo, por exemplo.

Outros itens de série são chave presencial, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, seis airbags, aviso de cinto de segurança, e retrovisores elétricos com rebatimento.

BYD Song Pro Divulgação
BYD Song Pro Divulgação
BYD Song Pro Divulgação
BYD Song Pro Divulgação
BYD Song Pro Divulgação
BYD Song Pro Divulgação
BYD Song Pro Divulgação
BYD Song Pro Divulgação
BYD Song Pro Divulgação
BYD Song Pro Divulgação
BYD Song Pro Divulgação/BYD
BYD Song Pro Divulgação/BYD
BYD Song Pro Divulgação/BYD
BYD Song Pro Divulgação/BYD

Pneu e suspensão

Os pneus do Song Pro são de medida 225/60R18 e a suspensão é do tipo McPherson e a traseira é Multi-link. Os freios são a disco nas quatro rodas mas contam com ventilação somente na dianteira.

Garantia e Cores

Segundo a BYD, o Song Pro estará disponível nas cores Branco, Cinza e Azul, com interior bege claro ou marrom. A garantia do veículo será de seis anos sem limite de quilometragem (sistema elétrico PHEV + baixa tensão + chassis), enquanto a bateria blade de alta tensão terá oito anos de cobertura sem limite de quilometragem.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!