O mercado de seminovos demanda muito cuidado e análise na hora de comprar o carro ideal . Por esse motivo, o laudo cautelar se tornou exigência de diversos compradores e até mesmo lojistas nas negociações. O que é esse documento? Como ele pode te salvar de um negócio ruim ? Quais informações ele apresenta? Confira na matéria abaixo:
Esse documento apresenta uma análise sobre o automóvel em questões de segurança, bem como informações do histórico e detalhes como número do chassi e documentação atrelada a esse número.
Esse documento pode ajudar o proprietário a não comprar um veículo, por exemplo, com passagem por leilão, com defeitos estruturais ocultos, ou até mesmo com documentação problemática.
O que é analisado na vistoria cautelar?
Segundo a Super Visão, uma das diversas empresas que fazem análise cautelar, os profissionais responsáveis pela vistoria irão verificar: Longarinas dianteiras e traseiras, painéis internos, todos os painéis externos, teto, identificação de chassi, motor, vidro, câmbio, etiquetas, entre outros.
Como já mencionado anteriormente, todo o cadastro do carro é checado nos órgãos competentes e checado com o que o veículo apresenta. Além disso, a pesquisa conta ainda com procura por passagem em leilão, indício de sinistro e restrições de comercialização.
Quanto custa?
De acordo com a empresa, uma vistoria cautelar parte de R$ 260, enquanto o preço médio em São Paulo é de R$ 300. Os valores podem variar conforme o valor de tabela do veículo a ser vistoriado. A empresa afirma que há ainda um serviço mais completo, chamado de “Certicar”, que dá um certificado em caso de aprovação do veículo.
Quanto tempo demora?
Por abordar pontos tão específicos e técnicos é esperado que um processo de vistoria cautelar leve bastante tempo. Segundo a empresa, é possível realizar uma vistoria em apenas 45 minutos, mas recomendam que o cliente reserve uma hora.