Xiaomi YU7 tem diferentes cores disponíveis
Divulgação/Xiaomi
Xiaomi YU7 tem diferentes cores disponíveis

A Xiaomi iniciou nesta quinta-feira (26) as vendas do YU7, seu novo SUV elétrico de luxo, com preço inicial de 253.500 yuans (cerca de R$ 194 mil, na cotação atual), valor quase 4% inferior ao do Model Y da Tesla na China.

O lançamento amplia a concorrência no maior mercado automotivo do mundo. O YU7 é o segundo modelo da montadora chinesa desde sua entrada no setor, em 2024.

Em poucos minutos após a abertura dos pedidos, o veículo superou 200 mil reservas. Com design sofisticado e autonomia de até 835 km, o modelo mira diretamente o público da Tesla, Li Auto e Zeekr.

Xiaomi aposta em volume e preço agressivo

A estratégia de precificação da Xiaomi posiciona o YU7 como uma alternativa direta ao Tesla Model Y, que custa a partir de 263.500 yuans na China (equivalente a R$ 202 mil).

 Frente do Xiaomi YU7
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Frente do Xiaomi YU7

As versões Pro e Max do YU7 saem por 279.900 yuans (R$ 215 mil) e 329.900 yuans (R$ 252 mil), respectivamente, e trazem tração integral, motor mais potente e recursos premium.

A empresa também confirmou parcerias com montadoras como BYD, GAC Toyota e Zhengzhou Nissan para fortalecer seu ecossistema inteligente de mobilidade.

Desempenho técnico supera rivais diretos

Com até 835 km de autonomia na versão Standard, o YU7 supera o redesenhado Model Y, que entrega até 719 km por carga.

Motor do Xiaomi YU7
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Motor do Xiaomi YU7

A versão Max acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, com 690 cv de potência. Toda a linha opera com arquitetura elétrica de 800 V, permitindo recargas de 10% a 80% em 12 minutos.

O desempenho e a autonomia foram comprovados em um teste oficial de resistência de 24 horas, no qual o YU7 Max percorreu 3.944 km, sob supervisão do Centro de Pesquisa e Tecnologia Automotiva da China.

Design, conforto e tecnologia de ponta

O YU7 combina design esportivo com interior luxuoso, acabamento certificado por padrões internacionais e sistema de infotainment com inteligência artificial.

Interior do Xiaomi YU7
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Interior do Xiaomi YU7

O modelo traz integração com iPhones, assistente de voz por comando de gestos, animais virtuais interativos e painel com três telas curvas Mini LED.

A plataforma elétrica é combinada com suspensão pneumática adaptativa, sistema de direção assistida com chip NVIDIA e sensores LiDAR.

A segurança estrutural inclui aço de 2.200 MPa e célula de proteção tipo “gaiola”. A Xiaomi afirma ter submetido o modelo a mais de 6 milhões de km de testes em 296 cidades chinesas.

Por ora, a Xiaomi limita as entregas ao mercado chinês, onde concentra sua produção e rede de distribuição. A empresa não revelou datas para exportação.

O YU7 está disponível para pré-venda pelo aplicativo Xiaomi EV e via WeChat Mini Program. Segundo dados da montadora, os pedidos iniciais superaram 200 mil unidades nos primeiros três minutos após a abertura das vendas.

Expansão rápida no setor automotivo

Desde a estreia do sedã SU7 em 2024, inspirado no design da Porsche, a Xiaomi vem ganhando espaço no segmento de elétricos.

O SU7 superou o Model 3 em vendas mensais desde dezembro passado. A fabricante elevou sua meta anual de entregas de veículos de 300 mil para 350 mil unidades em março.

Recentemente, a empresa adquiriu um terreno próximo à sua fábrica em Pequim, onde pretende construir um centro de desenvolvimento para carros inteligentes.

O CEO da Xiaomi, Lei Jun, afirmou que espera que o setor automotivo da empresa se torne lucrativo ainda em 2025.

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