
A Honda já vende a inédita NX 500, nova crossover que substitui a CB 500X no mercado brasileiro.
O modelo chega às concessionárias em junho, com preço sugerido de R$ 45.800, tecnologia atualizada e design mais agressivo.
A moto é voltada a novos motociclistas de alta cilindrada e promete unir versatilidade, economia e prazer na pilotagem.
A escolha da sigla “NX” marca a retomada de uma linhagem iniciada nos anos 1980, quando a Honda consolidou a ideia de motos para uso misto, entre cidade e off-road leve.
Agora, a NX 500 traz motor bicilíndrico de 471 cc revisado, 49,6 cv de potência e novos recursos como painel TFT colorido de 5 polegadas, rodas mais leves e iluminação full-LED.
Embora mais moderna, mantém a proposta de ser porta de entrada no segmento Adventure.
Design e conforto repaginados
A NX 500 adota linhas compactas e robustas, com destaque para o farol e a lanterna em LED, que oferecem melhor visibilidade em curvas e maior segurança em frenagens.
O banco redesenhado facilita o apoio dos pés no solo, com altura de 834 mm, e amplia o conforto em longos percursos. O tanque de 17,7 litros garante autonomia superior a 500 km, segundo dados da fabricante.
Outro diferencial é o painel TFT colorido, que melhora a leitura sob sol intenso e permite personalização da interface.
A posição de pilotagem também foi ajustada para ampliar conforto e visibilidade, tanto em deslocamentos urbanos quanto em viagens longas.
Motor e tecnologia embarcada
O motor bicilíndrico DOHC, herdado da CB 500X, ganhou novos ajustes para entrega mais linear.
Ele rende 49,6 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 4,50 kgf.m a 7.000 rpm, aliado ao câmbio de seis marchas e à embreagem assistida e deslizante.
O sistema Honda Selectable Torque Control (HSTC) gerencia a tração da roda traseira e pode ser desligado a qualquer momento pelo piloto.
A injeção PGM-FI otimiza aceleração em baixos giros e proporciona ganho de desempenho em médias e altas rotações.
O ronco do escapamento de saída dupla reforça a proposta esportiva, enquanto a estrutura do motor atua para aumentar a rigidez do chassi.
Suspensão e ciclística mais precisas
Construída em chassi tubular de aço, a NX 500 tem distância entre eixos de 1.443 mm e distribuição de peso equilibrada (48,7% na dianteira e 51,3% na traseira).
Na frente, traz suspensão invertida Showa SFF-BP de 41 mm, enquanto a traseira é equipada com sistema Pro-Link regulável em cinco níveis.
As rodas de liga leve mais leves – 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira – recebem pneus trail 110/80-R19 e 160/60-R17.
Os freios contam com duplo disco de 296 mm na dianteira, pinças Nissin de dois pistões e ABS de série. Atrás, o disco de 240 mm tem pinça de pistão único.
Preço, cores e garantia
O modelo 2026 será vendido nas cores Vermelho, Preto Perolizado e Branco Perolizado. O preço sugerido em São Paulo é de R$ 45.800 (sem incluir frete ou seguro).
A Honda oferece garantia de 3 anos sem limite de quilometragem e cobertura do programa Honda Assistance em seis países da América do Sul.
O plano de manutenção prevê a primeira revisão aos 1.000 km ou 6 meses e intervalos regulares a cada 6.000 km.