
Em comemoração ao 50° aniversário no Brasil, a Fiat lançará o Grande Panda, o novo Uno 2026 para o mercado brasileiro. A marca não parará por aí e já anunciou o lançamento cinco novos modelos até 2030, sendo um por ano.
Repetindo a estratégia da Citroën com a família C-Cubed, com projeto que se iniciou com o C3 e rendeu o Aircross, SUV de sete lugares, a Fiat Terá carros derivados do novo Uno/Grande Panda, tanto em território nacional quando em solo europeu.
Quem chega primeiro?
O primeiro derivado desta família deverá ser o Fiat Fastback de segunda geração, chamado internamente como F2X. Em território nacional, ele deve manter o mesmo nome. Já na Europa, terá um nome com Panda como base. Com o lançamento provavelmente sendo feito em 2027, ele manterá as linhas esportivas, mas será um SUV bem quadrado.

A segunda geração do Pulse se transformará no Aircross italiano. Ele será promovido ao segmento de SUV compactos, porém com porte médio e sete lugares, exatamente como o carro francês. Todavia, o acabamento será melhor que o Aircross.
Provavelmente, o Pulse chegará em 2028, visto que ainda não está em período de testes nem na Europa. Devido a seu atributo familiar, não deverá ter o Pulse Abarth na próxima geração, ao contrário do Fastback, que manterá suas características.
A nova Fiat Strada chegará em 2029. Ela será o primeiro derivado da família Panda/novo Uno a não ter um equivalente Citroën. Ela será maior que o modelo atual, tendo Montana e Oroch como referências em questão de porte e posicionamento de mercado.
Essencial no mercado brasileiro, a Strada será o modelo com maior participação do Brasil no desenvolvimento. Porém, o veículo também será vendido na Europa e terá o nome preservado globalmente, ao contrário do Grande Panda/ novo Uno, Fastback/ Giga Panda e Pulse.