Fiat Grande Panda e Pandina
Divulgação/Fiat
Fiat Grande Panda e Pandina

A Fiat apresentou nesta quinta-feira (09), na Itália, a linha 2026 do Panda, que agora passa a ser uma família de veículos sob uma estrutura unificada.

A montadora lançou dois modelos complementares — o compacto Pandina e o novo Grande Panda — com motores híbridos, elétricos e a gasolina, além de atualizações em design, conectividade e sustentabilidade.

Produzidos na fábrica de Pomigliano d’Arco, os modelos chegam ao mercado europeu em outubro, com o Pandina oferecido exclusivamente na versão híbrida e o Grande Panda em três opções de propulsão.

A estratégia, segundo a Fiat, busca tornar a linha mais “inclusiva e acessível”, com preços promocionais de lançamento a partir de € 9.950 (R$ 59,7 mil na cotação atual).

Pandina assume apelido e aposta na leveza urbana

O Pandina — nome inspirado no apelido carinhoso dado ao Panda pelos italianos — é o menor dos modelos, com 3,69 metros de comprimento.

Fiat Pandina
Divulgação/Fiat
Fiat Pandina

Voltado para o público urbano, traz motor híbrido de 1.0 e design redesenhado, mantendo o espírito versátil e prático que consolidou o Panda como o carro mais vendido da Itália.

O modelo será vendido em três versões (POP, ICON e CROSS) e adota a nova norma de emissões Euro 6e-bis, que entra em vigor em 2026. Entre os equipamentos de segurança, inclui frenagem automática, assistente de faixa e detecção de fadiga do motorista.

Além do motor híbrido, o Pandina oferece personalização visual com o logotipo “Pandina” gravado nas janelas e bancos.

A Fiat também anunciou uma edição especial (RED), com detalhes exclusivos nas colunas B, fruto da parceria com a organização global (RED) no combate a emergências de saúde.

Grande Panda inaugura nova fase global da Fiat

Maior e mais robusto, o Grande Panda é descrito pela montadora como “a base de uma nova família global”.

Fiat Grande Panda
Divulgação/Fiat
Fiat Grande Panda

O modelo combina o design retrô dos clássicos Fiat com recursos tecnológicos avançados e será produzido em versões elétricas, híbridas e a gasolina.

O interior conta com painel digital de 10 polegadas, central multimídia de 10,25 polegadas e até seis alto-falantes.

A versão topo de linha, PRIMA, adiciona rodas de liga leve de 17 polegadas, ar-condicionado automático e câmera de ré.

Os preços iniciais variam de € 14.950 (R$ 89,7 mil) para o modelo a gasolina até € 16.950 (R$ 101,7 mil) para o híbrido de 110 cv.

As versões elétricas, com autonomia de até 320 km, terão incentivos estatais de até € 11.000 (R$ 66 mil) em algumas regiões da Europa.

Promoções e incentivos impulsionam pré-venda

As condições promocionais estarão disponíveis até 31 de outubro. Na Itália, os modelos poderão ser adquiridos com financiamento da Stellantis Financial Services, com parcelas a partir de € 66 mensais (R$ 395).

O desconto total pode chegar a € 10.000 em caso de troca por veículos antigos dentro das normas do programa ambiental Euro 5.

O governo italiano também lançou um pacote de incentivos ecológicos que oferece bônus extras para veículos 100% elétricos com preço de tabela abaixo de € 35.000 (R$ 210 mil).

A Fiat informou que acompanhará a política com planos de expansão da linha elétrica na Europa e na América Latina.

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