Capricorn Zagato
Divulgação/Capricorn
Capricorn Zagato

A alemã  capricorn Group apresentou, em Düsseldorf, o capricorn 01 Zagato, primeiro hipercarro da marca e o único do mundo com carroceria assinada pela Zagato.

O modelo artesanal, com motor central, câmbio manual e tração traseira, entrega mais de 900 cv e 1.000 Nm, priorizando leveza e condução purista.

Fruto da parceria entre Robertino Wild, CEO da capricorn, e Andrea Michele Zagato, o projeto combina engenharia alemã e design italiano em um cupê de fibra de carbono limitado a 19 unidades.

Cada exemplar, vendido por €2,95 milhões (R$ 17,3 milhões na cotação atual), será produzido à mão a partir de 2026.

Primeira colaboração entre capricorn e Zagato em um hipercarro

A Zagato, tradicional casa de design italiana fundada em 1919, assina pela primeira vez a carroceria de um hipercarro.

Traseira do Capricorn Zagato
Divulgação/Capricorn
Traseira do Capricorn Zagato

O resultado é o capricorn 01 Zagato, um cupê com motor central e proporções clássicas, mas pensado para máxima interação entre máquina e motorista.

O veículo tem estrutura e carroceria em fibra de carbono de padrão LMP1 e peso inferior a 1.200 kg, garantindo relação peso-potência de referência.

Com motor V8 5.2 litros supercompressor, o hipercarro acelera de 0 a 100 km/h em menos de três segundos e atinge 360 km/h.

“Não buscamos recordes ou números extremos, mas prazer ao dirigir”, afirmou Robertino Wild. Andrea Zagato destacou que “nunca antes a Zagato havia desenhado um hipercarro”, celebrando a união entre arte italiana e precisão germânica.

Interior minimalista e experiência analógica

O cockpit é quase inteiramente feito em fibra de carbono, titânio e alumínio, com bancos fixos integrados à célula de segurança e cintos de quatro pontos.

Volante do Capricorn Zagato
Divulgação/Capricorn
Volante do Capricorn Zagato

Todos os instrumentos são analógicos: conta-giros central, velocímetro à esquerda e medidores de pressão e temperatura à direita.

O câmbio manual de cinco marchas tipo dogleg, produzido pela CIMA, tem ajuste longitudinal de 80 mm, e a suspensão de duplo “A” com sistema pushrod Bilstein oferece três modos — Comfort, Sport e Track. O sistema de freios é Brembo de carbono-cerâmica.

Produção exclusiva e expansão da marca

Com apenas 19 unidades planejadas — número que homenageia o ano de fundação da Zagato —, todas serão vendidas com exclusividade pelo Louyet Group, revendedor europeu de carros de luxo.

Cada cliente poderá personalizar o padrão de fibra de carbono, as cores e o interior do veículo.

A produção começa no primeiro semestre de 2026 na Alemanha, com garantia de dois anos e plano de manutenção de quatro anos.

Segundo Wild, o modelo inaugura “uma nova linhagem de hipercarros capricorn”.

A empresa também ampliará sua fábrica em Nürburgring para 18 mil m², visando capacidade de até 200 carros por ano.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes