
A Audi iniciou as vendas do RS Q8 Performance no Brasil, nova configuração do SUV de alto desempenho que passa a ocupar o topo da linha RS no país.
O modelo chega na configuração única Performance, oferecida por R$ 1.339.990, e mantém o motor 4.0 V8 biturbo de 640 cv, o mais potente já produzido pela Audi Sport.
Segundo a marca, se trata da mesma base mecânica usada no protótipo que registrou 7:36.698 no circuito de Nürburgring, em 2024. O lançamento faz parte de um a ofensiva comercial da fabricante .
Desempenho e mecânica
O RS Q8 Performance mantém a arquitetura tradicional dos V8 biturbo da Audi Sport: 640 cv a 6.000 rpm e 850 Nm de torque entre 2.300 e 4.500 rpm.
A transmissão é Tiptronic de oito marchas, e a tração integral quattro utiliza diferencial esportivo com vetorização ativa.

A montadora informa aceleração de 0 a 100 km/h em 3,6 s, com velocidade limitada a 280 km/h, ou 305 km/h mediante pacote opcional.
O modelo traz eixo traseiro dinâmico, suspensão pneumática recalibrada para maior rigidez e freios de cerâmica como item de série.
A Audi desenvolveu ainda um novo sistema de escape, mais leve e com fluxo ampliado, que busca aumentar a resposta do V8 em rotações médias.
O veículo oferece modos de condução que variam entre configurações voltadas ao conforto, eficiência e calibrações mais diretas para uso esportivo.
Design e proporções
A renovação estética do RS Q8 segue a linguagem global mais recente da marca. Na dianteira, o para-choque ganhou novas entradas de ar e grade Singleframe redesenhada, agora com células tridimensionais e o logotipo em 2D.
As rodas de 23 polegadas têm múltiplas opções de acabamento e incluem versões forjadas, que reduzem massa e favorecem refrigeração dos freios.
Na traseira, as tradicionais saídas duplas ovais seguem como assinatura da linha RS. Entre elas, a Audi Sport inseriu um difusor redesenhado com refletor central, compondo visual mais horizontalizado.
Com 5.022 mm de comprimento, 1.699 mm de altura e 2.190 mm de largura, o SUV mantém proporções avantajadas. O entre-eixos de 2.998 mm serve de base para um porta-malas de 604 litros. O peso declarado pela marca é de 2.465 kg.
A gama de cores inclui tons sólidos, metálicos e perolizados. Além disso, clientes podem recorrer ao programa Audi Exclusive para combinações especiais. Entre os destaques estão Cinza Daytona (perolizado), Azul Ascari, Bege Gold Sakhir e Vermelho Chili.
Cabine e equipamentos
O interior segue a proposta de luxo sutil típica da linha RS. Há acabamento em alumínio escurecido, couro Valcona, costuras em padrão losango e elementos em Alcantara no teto.
Os bancos esportivos têm ajustes elétricos, ventilação, aquecimento e memória.
Entre os itens de conforto estão ar-condicionado de quatro zonas, portas com fechamento servoassistido, teto solar panorâmico e sistema de iluminação interna configurável com 30 cores.
O conjunto de tecnologia inclui:
- Head-up display
- Audi Virtual Cockpit Plus com layouts exclusivos RS
- Sistema Bang & Olufsen 730 W com som 3D
- MMI Navigation Plus com interface tátil
Nos sistemas de assistência, há ACC, manutenção de faixa com função de emergência, alerta de tráfego traseiro, monitoramento de ponto cego, câmeras 360º, faróis Full LED Matrix e lanternas OLED.
A Audi reforça que parte dos pacotes de personalização interna e externa pode ser adicionada sem custo, incluindo opções de costuras, cintos, acabamentos escurecidos e pinças de freio coloridas.
Entre os opcionais tarifados estão a pintura Audi Exclusive, visão noturna, faróis Digital MATRIX HD e detalhes em carbono.
O RS Q8 Performance se insere no nicho de SUVs de altíssima performance, faixa de mercado que ultrapassa R$ 1 milhão e tem baixa oferta, mas público fiel.
O modelo herda características da família RS, mas se diferencia pelo conjunto de freios de cerâmica de série, calibração mais agressiva e propostas de customização mais amplas. Embora o segmento seja estreito, a Audi vem ampliando a presença no País.
Com 30 anos de operação no Brasil e mais de 40 concessionárias, a marca projeta o RS Q8 Performance como vitrine tecnológica e estratégica dentro do portfólio, especialmente em um momento de transição para produtos eletrificados.
Com potência elevada, ampla lista de equipamentos e espaço interno generoso, o RS Q8 Performance mira consumidores que buscam o desempenho de um superesportivo em configuração de SUV grande.
Não há mudanças estruturais profundas em relação ao RS Q8 anterior, mas a marca aposta na combinação de potência, calibração refinada e customização ampla para reforçar presença entre utilitários esportivos de alto desempenho no país.