Lamborghini Temerario chega ao Brasil por R$ 5,8 milhões
Fernando Naccari/Portal iG
Lamborghini Temerario chega ao Brasil por R$ 5,8 milhões

O Lamborghini Temerario, protagonista da Monterey Car Week 2024 e segundo modelo da linha HPEV (High Performance Electrified Vehicle), foi confirmado para o Brasil, com valor a partir de R$ 5,8 milhões.

O "Fuoriclassi" ainda oferece adicionais, como a cor (no mesmo tom de verde das imagens o custo é de R$ 50 mil) e o pacote Alleggerita, que é focado em redução de peso e aumento da eficiência aerodinâmica, que soma cerca de R$ 1 milhão ao valor total.

Segundo informado no evento oficial, o qual o iG Carros esteve presente, serão importados de 10 a 15 unidades para o nosso País.

Um híbrido de 920 cv que opera como nenhum outro

O Temerario marca o encerramento da hibridização completa da Lamborghini, trazendo um conjunto motriz inteiramente novo. O destaque é o V8 biturbo de 4.0 litros, desenvolvido em Sant’Agata Bolognese, capaz de atingir 10.000 rpm, algo inédito em motores turbo de produção. Ele entrega 800 cv entre 9.000 e 9.750 rpm.


Acoplado ao V8 está um motor elétrico de fluxo axial posicionado em P1, diretamente entre o motor a combustão e o câmbio, atuando como “preenchedor de torque” e garantindo resposta imediata nas retomadas.

Lamborghini Temerario
Lamborghini/Divulgação
Lamborghini Temerario


No eixo dianteiro, dois outros motores elétricos trabalham para criar tração integral inteligente, oferecer vetorização de torque e permitir até condução 100% elétrica em trechos urbanos, com autonomia para 11 km. O sistema combinado chega aos 920 cv  e 74,4 kgfm.

Lamborghini Temerario
Lamborghini/Divulgação
Lamborghini Temerario


Um dos trunfos do projeto foi a compactação extrema: o motor elétrico traseiro integra-se ao alojamento do V8, eliminando embreagens extras e praticamente zerando o turbo lag. As duas turbinas ficam montadas em um arranjo hot V, que reduz percursos de ar, melhora eficiência térmica e contribui para a progressão linear de aceleração.

Modos híbridos, som exclusivo e personalidade mutável

A Lamborghini criou uma identidade sonora própria para cada modo de condução. Em Città, o Temerario prioriza silêncio, operando com propulsão elétrica e abafamento total das frequências mais agudas. É o modo pensado para centros urbanos, estacionamentos e deslocamentos de curta distância.

Lamborghini Temerario
Lamborghini/Divulgação
Lamborghini Temerario


O Strada equilibra o V8 e o conjunto elétrico para entregar conforto auditivo e desempenho moderado, ideal para rodovias. Já Sport e Corsa liberam o potencial máximo do superesportivo: o som ganha harmônicos típicos de motores de competição, com ressonância de admissão e sobrealimentação, enfatizando vibrações de alta rotação. A experiência auditiva foi calibrada inclusive para o interior, com painéis que amplificam frequências específicas.

A bateria de íons de lítio, de 3,8 kWh, instalada no túnel central, pesa menos e ajuda a manter um centro de gravidade baixo. Em frenagens, tanto o motor elétrico traseiro quanto os dianteiros trabalham para regenerar energia, reduzindo a sobrecarga dos freios e favorecendo a autonomia.

Chassi de alumínio, aerodinâmica ativa e uma nova assinatura visual

O chassi do Temerario é totalmente novo, feito de alumínio de alta resistência com liga ultraleve que aumenta significativamente a rigidez torsional. Essa estrutura permite uma cabine mais ampla para ocupantes e melhora a estabilidade em velocidades elevadas.

No design, a Lamborghini evolui sua linguagem para uma proposta mais limpa e geométrica, marcada pela assinatura luminosa hexagonal em posição proeminente. O conjunto frontal exibe o clássico nariz de tubarão, agora reinterpretado para integrar canais aerodinâmicos e reduzir o arrasto.

Lamborghini Temerario
Lamborghini/Divulgação
Lamborghini Temerario

Entradas de ar atrás das portas, faróis com túneis aerodinâmicos internos e lanternas traseiras vazadas reforçam eficiência e resfriamento, enquanto a asa fixa e o difusor profundo conectam estética e desempenho.

Lamborghini Temerario
Lamborghini/Divulgação
Lamborghini Temerario


Lista de equipamentos e cabine “Feel like a pilot”

A cabine do Temerario segue o conceito “Feel like a pilot”, com foco total no motorista. A Lamborghini adotou soluções inspiradas na aviação e em carros de competição, com comandos orientados para usabilidade imediata.

painel digital configurável, multimídia central focada em telemetria, comandos físicos para modos de condução, além de materiais leves combinando alumínio, fibra de carbono e estofamento premium. Embora a marca não detalhe cada item de série, o modelo segue o padrão dos últimos lançamentos da casa: climatização dual zone, sistemas avançados de assistência de condução, modos personalizados (Recharge, Hybrid e Performance) e ampla conectividade voltada ao uso em pista e em estrada.

Pacote Alleggerita e o foco em leveza e aerodinâmica extrema

Entre os opcionais mais avançados do Temerario, o Alleggerita se destaca por reunir elementos aerodinâmicos e estruturais exclusivos, oferecido no Brasil por cerca de R$ 1 milhão adicionais.

O pacote eleva a downforce traseira em até 158% em relação ao Huracán EVO, graças a componentes como a asa de maior pressão, splitter específico e um difusor que chega a ser 70% maior. Também incorpora peças de CFRP e policarbonato, além de capô, janelas e painéis mais leves, contribuindo para uma redução de até 25 kg no peso total. O conjunto trabalha em sintonia com o novo sistema de resfriamento dos freios, mais eficiente tanto nos discos quanto nas pinças, e com o teto redesenhado, que agora direciona o ar de forma funcional para a asa traseira, ampliando ainda mais a estabilidade em altas velocidades.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes