Citroën ELO
Divulgação/Citroën
Citroën ELO

A Citroën apresentou na França o ELO, conceito elétrico compacto de 4,10 metros criado sobre plataforma dedicada com motor no eixo traseiro.

Segundo a marca, o protótipo funciona como estudo para futuros modelos urbanos e de lazer, com foco em modularidade, aproveitamento de espaço e novos usos da cabine além do transporte.

O ELO desenvolve ideias já vistas no conceito OLI,  apresentado em 2022, aplicadas agora a uma carroceria tipo minivan.

A fabricante coloca como destaque três eixos de uso para o interior: deslocamento, descanso e trabalho remoto.

A cabine, segundo a Citroën, foi pensada para reconfigurações rápidas e para até seis ocupantes, por conta de soluções de bancos escamoteáveis e removíveis.

Arquitetura elétrica, cockpit central e solução interna

O ELO surge como elétrico desde a concepção. A Citroën afirma que o motor traseiro e o piso plano ajudam a controlar o comprimento total e ampliar a área útil interna, que possui altura de cerca de 1,70 metro para facilitar circulação na cabine. 

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As portas laterais abrem em sentidos opostos, e por isso dispensam coluna central, por criar um vão de até 1,92 metro.  A área envidraçada é de 4,5 m², o que aumenta a visibilidade e a entrada de luz.

Os para-choques dianteiro e traseiro usam a mesma peça em polipropileno expandido, que de acordo com a marca, reduz massa e variedade de componentes.

O banco do motorista fica no meio do habitáculo, o que seria solução rara no setor e pensada para otimizar campo de visão e distribuir melhor o espaço.

A coluna de direção está posicionada mais à frente que o usual, para liberar área para circulação. O assento gira 360 graus e pode servir como cadeira de trabalho quando o veículo está parado.

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O painel adota sistema de projeção que reflete informações em superfície transparente sob o para-brisa, alternativa que substitui instrumentos convencionais e, conforme a marca, reduz complexidade em relação aos displays tradicionais.

O volante de raio único, inspirado em modelos históricos da Citroën, tem dois "joysticks" que comandam as principais funções.

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Na configuração padrão, o ELO oferece quatro lugares, com motorista ao centro e três assentos iguais na segunda fileira.

Os encostos são rebatíveis e os bancos podem ser removidos e usados externamente como cadeiras, o que é uma boa e grande inovação.

Sob os assentos laterais estão dois lugares escamoteáveis, que permite transporte de até seis ocupantes quando necessário. 

Modos de descanso, lazer externo e trabalho remoto

O ELO foi criado para uso também estacionado, incluindo função de pernoite.  O porta-malas tem dois colchões dobrados feitos, inflados por compressor integrado ao veículo.

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O compressor integrado também serve para inflar pranchas, bóias e pneus de bicicleta, enquanto o sistema V2L permite alimentar equipamentos externos como churrasqueira elétrica ou caixa de som.

O conjunto forma superfície rígida para duas pessoas, sem interferir no volume de carga.

A cabine tem pontos para fixação de projetor e tela retrátil, além de abertura no teto que permite ventilação e entrada de luz.

A tampa traseira integra assento para troca de calçados após trilhas ou atividades esportivas, exemplos citados pela Citroën.

As portas possuem ganchos para instalação de toldos em ambos os lados da carroceria. Superfícies planas sobre os para-lamas funcionam como apoios temporários para objetos.

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O conceito também prevê configuração de trabalho. O banco do motorista recebe suporte para tablet ou laptop, guardado sob o assento central da segunda fileira.

Com o banco girado para trás, forma-se pequena estação de trabalho, complementada por bandejas retráteis instaladas nos arcos das rodas internas.

A faixa de projeção no painel pode exibir agenda, videoconferências e chamadas.

Materiais, sustentabilidade, pneus inteligentes e papel do conceito

O ELO utiliza materiais reciclados em diferentes partes da cabine. O feltro aplicado a compartimentos internos deriva de sobras do conceito OLI trituradas e transformadas em placas.

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O polipropileno expandido aparece nas laterais do banco do motorista e nos para-choques, com cerca de 30% de conteúdo reciclado.

Revestimentos internos plastificados e tecidos resistentes à água foram escolhidos para facilitar limpeza após uso recreativo, de acordo com a fabricante.

Os pneus foram desenvolvidos em parceria com a Goodyear e utilizam a tecnologia SightLine, que monitora pressão e desgaste em tempo real.

A banda de rodagem foi desenhada para uso misto, o que atende a deslocamentos urbanos e incursões ocasionais fora de estrada.

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O aro tem padrão hexagonal com função aerodinâmica e lateral em tom laranja que acompanha a linguagem visual do protótipo.

Sem previsão de produção, o ELO funciona como estudo para soluções de interior modulável, integração com equipamentos esportivos e uso ampliado da cabine em cenários de descanso e trabalho.

O protótipo antecipa caminhos possíveis para futuros elétricos compactos da Citroën voltados ao uso urbano e de lazer, de acordo com a própria marca.

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