Réplica da moto de Easy Rider fabricada no Brasil a partir de uma Harley-Davidson Fat Boy 1997
Fabiano Guma/Divulgacão
Réplica da moto de Easy Rider fabricada no Brasil a partir de uma Harley-Davidson Fat Boy 1997

O filme “Easy Rider” (Sem Destino) é um clássico do cinema americano de 1969, escrito por Peter Fonda, Dennis Hooper e Terry Southern, produzido por Peter Fonda e dirigido por Dennis Hopper. Inspirado o longa de sucesso e na Harley-Davidson guiada por Peter Fonda no filme, a oficina Celio Motorcycles, de Curitiba, criou uma réplica da moto sob encomenda para um cliente. Na história, dois motociclistas viajam pelo sul e sudeste dos Estados Unidos com o objetivo de alcançar a liberdade pessoal. O filme ajudou a relembrar a fase New Hollywood do cinema norte-americano durante a década de 60, em que a moto de Easy Rider tem grande destaque.

LEIA MAIS: CVO Limited, o "supra sumo" das motos da Harley-Davidson. Veja avaliação

A customização teve como base uma Harley-Davidson Fat Boy 1997. A motocicleta foi totalmente desmontada para a criação da Easy Rider. Houve alongamento do quadro da motocicleta, além de instalação de suspensão dianteira longa e tanque (importado) igual ao usado no filme. O restante das peças da moto de Easy Rider foram fabricadas de forma manual pelo artista customizador Celio Dobrucki.

Guidão, paralamas, spots, escapamento, banco e vários outros detalhes conforme a moto Easy Rider. “Foi muito gratificante refazer uma moto que fez muito sucesso no mundo inteiro com os amantes do motociclismo. Isso dá ainda mais inspiração para fazer outros trabalhos nesse ramo”, comenta Celio Dobrucki.

LEIA MAIS:  Harley-Davidson adota novo motor V2. Gabriel Marazzi conta os detalhes

A criação / customização foi feita em homenagem a dois ícones do movimento Harley-Davidson: Peter Fonda e Willie G. Davidson (neto do criador da HD). No tanque, o rosto de Peter Fonda e Willie G. Davidson. A moto foi uma encomenda especial de Dauzelei Benetton, considerado o maior harleyro do mundo por sua paixão por Harley-Davidson.

Curiosidades sobre a moto de “Easy Rider”

A moto que aparece no filme “Easy Rider” foi apelidada de “Capitão América” e foi um dos modelos mais interessantes que ficaram expostos por 12 anos no Museu Nacional da Motocicleta, em Iowa, nos Estados Unidos. Mas foi o único exemplar que se salvou dos quatro que foram fabricados para as filmagens. Isso porque três deles foram roubados antes do lançamento do filme.

LEIA MAIS: Veja cinco dicas para quem gosta de viajar de motocicleta. Confira detalhes

Em outubro de 2014, a moto de Easy Rider acabou indo a leilão, em Los Angeles (EUA), com todos os documentos que confirmam sua atenticidade. Pintada com a bandeira Americana no tanque, a “Capitão América” é considerada um dos ícones dos anos 60, com tudo de bom e de ruim que essa década representou na história da humanidade. Entre um lance e outro, a raridade acabou sendo arrematada por nada menos que US$ 1 milhão na época, o que equivale a cerca de R$ 3 milhões numa conversão simples hoje em dia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!