Tamanho do texto

A Indian sai do Brasil mesmo com o lançamento de novidades no último Salão Duas Rodas, em novembro de 2017. No exterior, a marca segue com sucesso

Ante rivais mais consolidadas no mercado e a retração generalizada na economia e indústria, motos Indian saem do Brasil
Divulgação
Ante rivais mais consolidadas no mercado e a retração generalizada na economia e indústria, motos Indian saem do Brasil

A Polaris anuncia que as motos Indian saem do Brasil. O processo de suspensão da importação e comercialização terá uma transição de até 120 dias com as concessionárias da marca. Ainda sim, a empresa confirma que seguirá com o seu compromisso com os consumidores e dará continuidade aos serviços de pós-venda das motocicletas, incluindo a comercialização de peças de reposição, atendimento à garantia e manutenção em geral, através de concessionárias Polaris selecionadas e de novas oficinas de motos credenciadas.

LEIA MAIS: Uma Harley-Davidson Fat Boy renovada

O Ride Command, tecnologia exclusiva da marca, se destaca pela tela colorida de 7 polegadas
Divulgação
O Ride Command, tecnologia exclusiva da marca, se destaca pela tela colorida de 7 polegadas

Importantes fatores influenciaram a decisão da Polaris. As motos Indian saem do Brasil pela falta de rentabilidade do negócio no Brasil, decorrente do retrocesso da economia brasileira e da redução da indústria de motocicletas nos últimos anos. Isso tudo prejudicou a importação e revenda de motocicletas premium de alta cilindrada, de maneira geral. A empresa afirma que, com essa decisão, a Polaris Brasil passa a concentrar seus esforços no negócio de veículos off-road: quadriciclos e UTVs.

LEIA MAIS: Harley-Davidson promove concurso Battle of the Kings. Veja imagens das motos

“Nosso compromisso é de total suporte à rede de concessionárias e aos clientes da Indian Motorcycle nessa transição. Enquanto não identificamos um modelo de viabilidade para a Indian Motorcycle Brasil devido as atuais condições de mercado, o nosso foco será maximizar os recursos no crescimento da marca Polaris e fortalecimento da rede de concessionárias off-road”, comenta Paulo Brancaglion, executivo da Polaris Brasil.

LEIA MAIS: Por dentro do National HOG Rally 2018. De Harley-Davidson

Tudo para dar certo, mas...

Indian é rival da Harley-Davidson no segmento de motos do tipo custom, para serem pilotadas sem muita pressa
Divulgação
Indian é rival da Harley-Davidson no segmento de motos do tipo custom, para serem pilotadas sem muita pressa

As pessoas mais recentes no mundo das motocicletas podem não conhecer a Indian tão a fundo, uma vez que sua história tem um longo período sem produção, até que a Polaris , que produz também a enorme Victory, adquirisse a marca centenária e voltasse ao mercado com a Indian.

LEIA MAIS: A Royal Enfield Redditch faz homenagem à primeira fábrica da marca

Em novembro de 2017, durante o Salão Duas Rodas, a marca chegou inclusive a apresentar novas motos. Variações da touring Chieftain e da custom Chief e a chegada da Scout Bobber para o mercado brasileiro. Entretanto, apesar desse “ar de positividade”, a marca confirmou que já havia parado a produção na Zona Franca de Manaus (AM). Então, de outubro de 2017 até agora, tudo que chegava ao País vinha importado dos Estados Unidos.

LEIA MAIS: Entre no espírito custom com a Kawasaki Vulcan S, de estilo retrô

Enquanto isso, nos Estados Unidos, a Polaris vê o crescimento da marca Indian, que muito se identifica com o consumidor. Além disso, consegue rivalizar com a Harley-Davidson. Sem uma fração desse sucesso por aqui, as motos Indian saem do Brasil por ceder, justamente, às rivais que se estabeleceram com mais força no nosso mercado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.