Aprilia RS (esquerda) e Tuono (direita) serão o ponto de partida para as novas Piaggio
Divulgação
Aprilia RS (esquerda) e Tuono (direita) serão o ponto de partida para as novas Piaggio

Com cada vez mais fabricantes de motocicletas aderindo ao segmento das 250-300 cc, agora é a vez da Piaggio (a marca da Vespa) demonstrar interesse. Entretanto, dentro de sua terra natal Itália), a Aprilia — que produz motos esportivas — é uma das que têm mais conhecimento do assunto, e, por isso, foi a escolhida pela Piaggio para formar uma parceria. Uma vez no mercado, a KTM deverá se tornar a maior rival, com a naked Duke 390 e, no exterior, a carenada RC 390.

LEIA MAIS: Aprilia anuncia a nova esportiva RS 660 no Salão de Milão, na Itália

Painel totalmente digital da Aprilia, que deverá ser instalado nas novidades
Divulgação
Painel totalmente digital da Aprilia, que deverá ser instalado nas novidades

Em declarações ao The Economic Times , o diretor-gerente da Piaggio , Diego Graffi, foi quem confirmou a nova empreitada. Por outro lado, como serão as novidades ainda é um assunto que fica no âmbito das especulações. Como referência aos italianos, a KTM deverá estabelecer os níveis de equipamentos à sua linha com o novo 390 Adventure, que incluirá recursos como troca rápida, controle de tração e ABS, ambos com funções sensíveis à inclinação.

LEIA MAIS: Piaggio anuncia a Vespa Club 125, novo modelo de entrada, ao Salão Duas Rodas

Você viu?

Ainda assim, em se tratando de uma parceria com a Aprilia (quem desenvolveu as motos esportivas RS e Tuono), deverão ter garfos dianteiros invertidos e um amortecedor traseiro ajustável com pré-carga, além de freios a disco nas duas rodas com ABS de dois canais. Outros recursos importantes devem incluir faróis de LED e um painel digital. Se vier ao Brasil, deverá ser vendida próximo da Duke 390, que custa R$ 24.990, mesmo que as Vespa de 300 cc estejam acima dos R$ 37 mil.

Futuro elétrico da Piaggio

Vespa Elettrica: O futuro do carro-chefe da Piaggio, com novas soluções de mobilidade
Divulgação
Vespa Elettrica: O futuro do carro-chefe da Piaggio, com novas soluções de mobilidade

Após pouco mais de um ano da apresentação da Vespa elétrica, a Piaggio anunciou o desenvolvimento de novas tecnologias que irão compor o modelo mais atualizado do scooter elétrico, previsto para chegar em 2021. Entre essas novas tecnologias, destacam-se a adoção de inteligência artificial, uma central multimídia com conectividade para celulares, carregamento das baterias mais eficiente, sistema de ignição sem chave, além de maior aceleração e velocidade.

LEIA MAIS: História da Vespa. A moto bem amada, carismática e cheia de personalidade

Com o nome de Elettrica, terá um motor elétrico de 4 KW que poderá ser recarregado por completo, em uma tomada convencional, em quatro horas. Enquanto a velocidade máxima da Vespa elétrica do ano passado é de 45 km/h, a novidade poderá atingir os 70 km/h, com até 100 km de autonomia. As futuras scooteres elétricas da Piaggio terão reconhecimento de pessoas e outros veículos nas proximidades, com até mapeamento do tráfego em tempo real.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários