Um dos principais serviços desde o início do isolamento social no país tem sido as entregas de produtos aos domicílios. Com isso, mais do que nunca, o delivery se tornou o meio mais viável de sobrevivência a milhões de brasileiros. Por outro lado, a carga de trabalho aumentou na mesma medida, algo que exige maior atenção por parte dos motociclistas à manutenção da moto.

LEIA MAIS: Harley-Davidson lembra dos cuidados com a moto que ficará parada na quarentena

Segundo Fabio de Andrade, analista de produto da empresa de motopeças Laquila: “A nova rotina da quarentena requer maior atenção dos motociclistas em relação a manutenção da moto , pois algumas peças têm o funcionamento diretamente ligado à sua rodagem. A falta de cuidado pode ocasionar o mau funcionamento de peças, podendo causar panes no veículo, fazendo com que o profissional perca o dia de trabalho ou, ainda pior, sofra sérios acidentes”. Desse modo, veja alguns itens que todo o condutor e dono de moto deve se atentar.

Pneus

Pneus da moto precisam ter a calibragem ideal para não sofrerem desgaste prematuro
Divulgação
Pneus da moto precisam ter a calibragem ideal para não sofrerem desgaste prematuro

Motocicletas requerem pneus de alta qualidade, pois eles são responsáveis diretos pelo equilíbrio e aderência. “Verificar constantemente as condições dos pneus é vital. Essa conferência pode ser realizada por meio do TWI, relevo que se encontra entre os frisos. O desgaste indica que chegou o momento da troca. Pneus deteriorados ou de baixa qualidade conferem menor aderência, deixando o motociclista propenso a acidentes”, alerta Fabio.

LEIA MAIS: A Indústria automotiva precisa mudar de marcha pós-coronavírus

Kit de transmissão

Transmissão da moto sofre desgaste sempre que se troca de marcha. Em casos de transporte de carga, ela se desgasta ainda mais rápido
Divulgação
Transmissão da moto sofre desgaste sempre que se troca de marcha. Em casos de transporte de carga, ela se desgasta ainda mais rápido

Essencial para a pilotagem segura, sendo responsável por transportar de maneira eficiente a potência do motor para a roda traseira da motocicleta, o kit de transmissão deve ser verificado diariamente. Com o aumento da quilometragem, pode haver uma fadiga na corrente da peça, criando uma folga que possibilita o desencaixe da corrente ou até mesmo a sua queda, gerando o travamento das rodas e potencial risco de acidentes. Todo kit de transmissão deve possuir selo de verificação do Inmetro.

Filtros de ar, combustível e óleo

Cuidado com os prazos de troca de óleo da moto, que serão antecipados sob uso mais frequente
Divulgação
Cuidado com os prazos de troca de óleo da moto, que serão antecipados sob uso mais frequente

O cuidado com a troca dos filtros é fundamental, uma vez que a falta de manutenção dessas peças pode ocasionar riscos para o bom funcionamento do veículo. Cada motocicleta conta com um prazo específico para a troca dos filtros, tendo o tempo de vida útil dos itens determinado de maneira diferente de montadora para montadora. “Filtros de ar desgastados permitem que impurezas, como poeira e até pedras, entrem em contato com componentes internos do motor, formando um sistema abrasivo, que danifica as peças internas do motor e encurta a sua vida útil. O mau funcionamento do filtro de óleo também é capaz de influenciar no trabalho do motor”.

LEIA MAIS: Concessionárias e lojistas usam criatividade para sobreviver na crise

Você viu?

Lâmpadas de farol, freio e pisca alerta

Lâmpada tem vida útil. Vale lembrar que rodar com elas queimadas pode gerar multa
Divulgação
Lâmpada tem vida útil. Vale lembrar que rodar com elas queimadas pode gerar multa

De funcionamento obrigatório pela legislação de trânsito brasileira, as lâmpadas devem ser verificadas constantemente. A falta de qualquer uma desses itens gera menor visibilidade, trazendo riscos iminentes a segurança. “Não preciso nem lembrar que durante a noite os pedidos via delivery são ainda mais intensos. Ou seja, atenção redobrada para as lâmpadas da moto”, destaca Fábio de Andrade.

Cabos de embreagem, acelerador e freio

Cabo de acelerador da moto pode se afrouxar com o uso. Logo, é necessário sempre verificar a sua tensão
Divulgação
Cabo de acelerador da moto pode se afrouxar com o uso. Logo, é necessário sempre verificar a sua tensão

Muito importante para a segurança dos motociclistas, cabos desgastados tem grande risco de estourar, colocando a vida do condutor em perigo. “O manuseio pesado da motocicleta indica que chegou a hora da troca dos cabos, item de manutenção da moto que deve sempre ser feita com o seu mecânico de confiança. Outro ponto relevante é a lubrificação dos cabos. Alguns componentes contam com proteção interna de nylon, auto deslizante, e por isso não indicada a lubrificação, pois pode causar oxidação, diminuindo a sua vida útil”, completa o especialista.

Vale lembrar, também, dos cuidados pessoais para não contrair o Coronavírus:

1. Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar álcool em gel;

2. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca e, quando necessário, higienizar as mãos com sabão ou álcool em gel;

3. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

4. Não compartilhar alimentos, utensílios, copos, toalhas e outros;

5. Ao realizar uma coleta no galpão, evitar contato físico ao cumprimentar outras pessoas e mantar distância de 1 metro a 1,5 metro;

6. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência, especialmente o volante e câmbio do veículo.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários