Harley-Davidson CVO Road Glide: O suprassumo da marca, que traz as novas tecnologias RDRS
Divulgação
Harley-Davidson CVO Road Glide: O suprassumo da marca, que traz as novas tecnologias RDRS

A Harley-Davidson desenvolveu, para as motocicletas das famílias Touring e CVO, o sistema Reflex Defensive Rider System (RDRS), um novo conjunto de tecnologias projetadas para aprimorar a pilotagem e a experiência do proprietário, principalmente em condições de estrada normais ou adversas. O sistema usa as últimas tecnologias da marca quanto ao controle eletrônico de frenagem e de motor.

LEIA MAIS: Harley-Davidson anuncia descontos e condições especiais

O ‘ Harley-Davidson RDRS’ combina o desempenho da motocicleta à tração disponível tanto durante a aceleração, quanto a desaceleração e a frenagem. Os principais objetivos são auxiliar o motociclista no controle durante a aceleração ou frenagem em retas e curvas.

Os sistemas podem ser mais úteis aos motociclistas quando estiverem em situações mais extremas, ou em uma condução mais esportiva. Os sistemas utilizam o controle de chassi, controle eletrônico de freio e tecnologia de gerenciamento do motor.

Características de funcionamento do RDRS

Harley-Davidson Road Glide Limited, outra da família Touring que, agora, dispõe de uma condução mais refinada
Divulgação
Harley-Davidson Road Glide Limited, outra da família Touring que, agora, dispõe de uma condução mais refinada

O RDRS aplica o freio em ambas as rodas quando o motociclista usa o controle de freio manete (dianteiro) ou o freio do pedal (traseiro) e pode ajudar muitos motociclistas a conseguirem melhor desempenho de frenagem. O sistema de freios combinados eletrônicos (ELB) proporciona mais estabilidade entre os freios em uma grande variedade de aplicações de frenagem.

LEIA MAIS: Harley-Davidson lembra dos cuidados com a moto que ficará parada na quarentena

Quando combinado, o simples acionamento da alavanca de freio dianteiro fará com que o sistema também direcione de forma dinâmica uma porcentagem da frenagem à parte traseira. O simples acionamento do pedal de freio traseiro fará com que o sistema também direcione de forma dinâmica uma porcentagem da frenagem à pinça dianteira esquerda.

O C-ELB leva em conta o ângulo de inclinação da motocicleta e alterará a proporção da pressão durante a frenagem em uma curva, com o intuito de melhorar a capacidade da motocicleta de manter a rota traçada pelo motociclista.

Sistema de freio antitravamento otimizado para curvas (C-ABS - Cornering enhanced Antilock Brake System):

O sistema de freio antitravamento foi projetado para impedir o travamento das rodas durante a frenagem e ajuda o motociclista a manter o controle ao frear em situações de urgência. O sistema opera de forma independente nos freios dianteiro e traseiro para manter as rodas girando e para prevenir o travamento descontrolado delas.

O C-ABS é uma variação do ABS que leva em conta o ângulo de inclinação da motocicleta. A pressão dos freios necessária para reduzir a derrapagem das rodas durante as curvas costuma ser menor do que a pressão necessária em operações em linha reta.

Sistema de controle de tração otimizado para curvas (C-TCS - Cornering enhanced Traction Control System):

O C-TCS foi criado para evitar que a roda traseira perca a aderência durante a aceleração em retas ou curvas. O C-TCS pode aumentar a confiança do motociclista quando a tração disponível for prejudicada por um tempo chuvoso, uma mudança brusca e inesperada na superfície ou ao pilotar em uma via não asfaltada.

O motociclista pode selecionar um dos dois modos de controle de tração: o modo padrão é otimizado para superfícies secas; o modo chuva é otimizado para superfícies molhadas. O sistema também pode ser desativado. A ação do C-TCS também ocorre com base no ângulo de inclinação da motocicleta.

LEIA MAIS: Um passeio de Harley-Davidson pelo sul da Espanha

Sistema de controle de antiderrapagem (DSCS) e sistema de controle de antiderrapagem otimizado para curvas (C-DSCS - Cornering enhanced Drag-torque Slip Control System):

O DSCS é projetado para reduzir a derrapagem excessiva da roda traseira durante a desaceleração, que costuma ocorrer quando o motociclista diminui bruscamente a marcha ou desacelera em estradas com superfícies escorregadias ou molhadas.

Ao detectar uma derrapagem excessiva na roda traseira durante a desaceleração, o DSCS ajustará a entrega do torque do motor para ajustar melhor a roda traseira à velocidade na estrada. A atuação nos modelos equipados com o C-DSCS também auxilia em curvas, com base no ângulo de inclinação detectado.

Assistente de Frenagem para Ladeiras (VHC - Vehicle Hold Control):

Quando ativado, o VHC aplica e mantém a força de frenagem e impede que a motocicleta se movimente após o motociclista soltar os controles de freio. A principal função do VHC é impedir que a motocicleta se mova ao ser parada; por exemplo, no semáforo em uma inclinação ou em uma descida íngreme ao sair de um estacionamento.

O VHC é projetado para facilitar a pilotagem minimizando o número de controles necessários para uma partida tranquila. O sistema aplica pressão ao freio até o motociclista acionar o acelerador e a embreagem para sair do lugar. Ele também pode ser acionado quando a motocicleta for parada em uma superfície plana e o motociclista quiser manter sua posição sem aplicar pressão na alavanca de freio.

O sistema será desativado automaticamente quando o motociclista começar a se movimentar depois de uma parada ou caso acione e solte o freio dianteiro ou traseiro. A Harley-Davidson alerta que o VHC não deve ser usado como substituto do freio de estacionamento em nenhuma hipótese.

Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS - Tire Pressure Monitoring System):

O TPMS alerta o motociclista de que a pressão de ar dos pneus está baixa. É importante manter uma pressão de ar adequada nos pneus em prol do desempenho do veículo e da vida útil do pneu. O TPMS indica a pressão atual dos pneus dianteiro e traseiro na tela do Boom! Box GTS (ou no odômetro dos modelos Road King ) e exibe um indicador para alertar o motociclista quando a pressão do pneu estiver baixa e precisar ser verificada.

O TPMS é um recurso do RDRS e também está disponível como acessório à parte no catálogo de peças e acessórios originais Harley-Davidson para modelos Touring 2020 (exceto no Japão) com equipamentos ou rodas acessórias originais compatíveis com o sensor TPMS.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!