Não são apenas as novidades que tornam uma avaliação interessante. E a Harley-Davidson sabe muito bem disso. Tanto é que preparou, para um time dos mais influentes jornalistas do mundo uma programação pra lá de especial: o Harley-Davidson Triple S.
LEIA MAIS: Um passeio pelo sul da Califórnia. De Harley
Durante dois dias, pelas belas estradas do sul da Espanha, rodamos com modelos consagrados do line-up da marca, com direito a algumas surpresas, como a experimentação da mais polêmica motocicleta produzida pela empresa, a elétrica LiveWire
, um passeio social com uma galeria das mais criativas customizações sobre a Harley-Davidson
Sportster e, a melhor delas, um torneio de hill climb – competição de subida de montanha contra o relógio – com a Harley menos conhecida dos brasileiros, a Street 750.
O nome do riding event – Triple S – indica a participação de três famílias de motocicletas da marca, a Softail, com as quais percorremos as estradas espanholas, a Street, transformada em Scramble para a subida de uma curta porém cheia de macetes pista de terra, e a Sportster, representada pelas motocicletas customizadas por uma oficina inglesa.
No primeiro dia, pilotamos a Harley-Davidson Street Bob, a Fat Bob e a Low Rider S, esta última apresentada há pouco na Califórnia. O dia começou bastante frio – é inverno na Europa – mas foi esquentando próximo da hora do almoço. Foi quando chegamos à pista de Cala de Mijas, onde nos esperavam o almoço típico do local e as H-D Street 750 transformadas em scrambleres, com pneus de cravos para a subida na terra. A competição foi bastante agradável, tranquila, até, mas com muitos macetes que íamos aprendendo ao longo das seis tentativas cronometradas. Mas essa é uma história para ser contada com mais detalhes em uma breve ocasião.
LEIA MAIS: Harley-Davidson CVO Road Glide
Entre as três motocicletas do dia, todas nossas conhecidas, cada uma guarda sua personalidade. A H-D Street Bob, com seu guidão alto e posição custom, proporciona um passeio descontraído e relaxante. As estradas do sul da Espanha são bastante viradas e de bom asfalto, mas houve trechos com alguns desafios representados por alguns defeitos na pista.
Já a Harley-Davidson Fat Bob oferece uma pilotagem mais esportiva, mesmo com a posição do piloto mais custom do que esporte. Boa oportunidade para acelerar um pouco mais e abusar dos ótimos freios e suspensões. E a H-D Low Rider S
, a mais custom de todas, com pedaleiras altas e avançadas, sugeriam que as estradas do sul da Califórnia seriam mais indicadas para esse tipo de motocicleta.
O dia seguinte estava ainda mais frio, com chuva e muita neblina nos caminhos que nos aguardavam. Circundando a região de Antequera, próximo à cidade de Málaga, pilotamos a Sport Glide e a Heritage, duas Softail mais apropriadas para viagens, devido às bolsas laterais. A Heritage tem ainda um grande para-brisa, que ajuda bastante até certa velocidade, a partir da qual começa a provocar incômoda turbulência. Tem ainda plataforma para os pés, diferente das Sport glide que tem pedaleiras avançadas e pequena carenagem.
Uma Harley eletrizante
Nesse dia voltamos à base mais cedo, para que pudéssemos pilotar a tão falada Harley-Davidson LiveWire, a motocicleta elétrica do momento. Em paradisíaca região com uma sucessão de curvas fechadas e surpreendente visão do vale de Villanueva De La Concepción, pude comprovar tudo o que já havia lido e ouvido sobre essa motocicleta elétrica. Realmente surpreendente, mas também outra história a ser contada com muito mais detalhes oportunamente.
LEIA MAIS: Harley-Davidson Street Glide Special: espírito mais jovem da família Touring
Para fechar o dia, o deslocamento para o jantar foi feito nas motocicletas customizadas pela Sykes Harley-Davidson UK, antes fazendo um city tour pela bela cidade de Antequera, que em alguns trechos mais parece uma aldeia medieval. Difícil era escolher uma delas, ou, mais precisamente, duas, uma para ir e outra para voltar ao hotel. Logo mostrarei todas elas, com detalhes de customização que merecem ser vistos com lente de aumento.
Mais do que um passeio, mais do que uma vitrine do que a Harley-Davidson
oferece a seus fiéis seguidores, o Triple S foi uma forma de conhecer melhor as facetas de uma marca centenária que está se renovando e que tem muito a mostrar para os próximos anos.